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Lançamentos na SIAL Paris 2018 indicam tendências em sabor e sustentabilidade para alimentos

Publicado em 14/11/2018

Veja a reportagem de cobertura da SIAL feita pela Duas Rodas

Com 7.020 expositores de todos os cantos do mundo, a SIAL Paris 2018 (Global Food Marketplace/Salon International de l?alimentation) reuniu novidades do mercado de alimentos e bebidas que poderão chegar às gôndolas do varejo alimentício e também no universo do food service pelo menos nos dois próximos anos.

Ao todo, 2.355 lançamentos foram apresentados aos 310 mil visitantes de mais de 200 países da edição deste ano, evidenciando três principais movimentos observados pela XTC World Innovation: o ?Taste Value?, ?True Food? e ?Empire of Senses?.

O blog Flavors&Botanicals esteve lá com Luiz Aguiar, analista de Marketing Aromas da Duas Rodas, e separou os principais destaques em inovação da SIAL Paris 2018 para a indústria de alimentos e bebidas:

O sabor volta ao foco, porém com algumas particularidades

Com o título completo do movimento ?The Taste Value Makes Its Comeback?, o sabor volta à tona, reassumindo a dominância do prazer na alimentação. Como sabemos, é a experiência positiva do consumo que motiva a recompra de um produto. E, no caso de alimentos, isso envolve a perfeita sintonia entre a aparência, o odor, a textura e, obviamente, o sabor.

Da complexidade da harmonização de atributos positivos de ingredientes que contemplem estes fatores, encarar como uma tendência em consolidação parece um tanto simples e pouco inovativa. Entretanto, vale lembrar que estamos em um momento de novas exigências alimentares e, com isso, o prazer da alimentação envolve, em um novo primeiro plano, a utilização de sabores naturais autênticos de algumas especiarias, vegetais ou frutas, e também explorar notas sensoriais geradas a partir de processos naturais, como a defumação, maturação ou fermentação. Tudo com intensidade suficiente para despertar sensações ao consumidor.

No Brasil, o Google recentemente, analisou um movimento próximo a este conceito: o ?Power Natural?, que estabelece uma relação essencial entre a naturalidade e a intensidade. É claro que, ainda assim, as linhas mais clássicas das tendências de sabor mantêm-se como a sofisticação em itens cotidianos com notas que quebrem a expectativa provocando um twist no sabor, e a busca pelo alimento exótico e regional.

Selecionamos, abaixo, oito lançamentos apresentados na SIAL Paris 2018 alinhados aos movimento ?sabor volta à tona?: (Acesse a matéria completa para visualizar as oito imagens)

(O Kefir Namastê da marca grega Papadopoulos Iordanis/Namastê trouxe o conceito do Kefir em água pronto para beber saborizado naturalmente com gengibre ou hortelã)

Comida de verdade: nutritiva, sustentável e segura

O movimento ?True Food? pega o gancho na tendência de sabor e fortalece o conceito da naturalidade sob o ponto de vista da segurança dos alimentos. Origem, controle produtivo e rastreabilidade são fundamentais em um momento em que o consumidor quer saber mais o que está ingerindo, além de querer entender como são as etapas produtivas e promover a valorização dos pequenos produtores.

Ainda no aspecto do ?True Food?, a funcionalidade se mantém em alta, sustentando as superfoods no centro deste tema: o vegetal torna-se símbolo de saúde e também de prazer, nutrindo de forma holística: corpo e mente. Produtos com sementes, frutas, legumes, verduras e até algas saem do nicho a caminho do mainstream, trazendo novas alternativas de alimentação para o público em geral em versões, inclusive, snacknizadas. No Brasil, de acordo com agência de inteligência Mintel, 40% dos consumidores já buscaram ingredientes naturais em vez de vitaminas/suplementos para obter benefícios funcionais, por exemplo.

Alternativas à carne e lácteos, cada vez mais ganham atualizações que satisfazem os anseios não somente focado no público vegano, mas também no consumidor que está reduzindo o consumo de proteína animal em sua dieta . No Brasil, a Mintel traz a informação de que 25% dos brasileiros têm adotado este comportamento. Um comportamento encarado como mais saudável e também relacionado a preocupação com o meio ambiente.

Trouxemos 11 lançamentos das indústrias de alimentos na SIAL Paris 2018 alinhadas a este movimento de consumo: (Acesse a matéria completa para visualizar as 11 imagens)

(A francesa Légumes trouxe caldos 100% naturais em formatos de barras de chocolate.)

O império dos sentidos: o consumidor e a economia sustentável

A tendência "Empire of Senses", ou "império dos sentidos", confirma a preocupação do consumidor sobre a sua responsabilidade junto ao planeta.

Dados da Mintel afirmam que 54% dos brasileiros preferem consumir produtos de marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.

Dentro disso, processos amigáveis, produtos desenvolvidos a partir do ecodesign, o bem-estar animal e a eliminação de ingredientes indesejáveis, como os pesticidas, são alguns dos pilares de um movimento que vai muito além da ecologia, atingindo o escopo social. O tratamento adequado em relação aos stakeholders é um ponto que começa a valer muito, principalmente no que diz respeito ao preço justo pago a fornecedores, como também a valorização do produtor local. Hoje, o interesse em consumir algo produzido a quilômetros de distância se reduz.

Na Europa, a proximidade da região é status de qualidade e segurança. É quase que uma espécie de clean label para o meio físico, por exemplo, um iogurte feito com 100% de leite francês para o público francês: o consumidor conhece o seu país, seus padrões de qualidade, além de estar favorecendo a economia local em praticamente 100% de todo o ciclo do consumo.
Sobre economia, o ?império dos sentidos? sugere o desenvolvimento de produtos contra o desperdício, ou seja, o desembolso do consumidor deve estar adequado à ocasião e formato de consumo, sem faltar e sem sobrar, o que exige um conhecimento ainda mais aprofundado das marcas sobre seu produto e target.

Separamos 3 destaques que exploraram esta tendência na SIAL Paris 2018:  (Acesse a matéria completa para visualizar as 3 imagens)

(A francesa Intermarché apresentou seus produtos com imagens dos fornecedores e a indicação do valor embutido no preço do produto final destinado a eles.)

Dentre sensações, naturalidade, funcionalidades e necessidade de significado, a SIAL Paris deste ano confirmou a busca por uma alimentação além do prazer e nutrição, resgatando toda a função social do alimento.

Agora é inspirar-se e buscar alternativas para ampliar o alcance destas inovações no mundo, inclusive no Brasil, pois cada aspecto abordado apresenta anseios de um consumidor global e que tendem a se intensificar cada vez mais. E neste ponto, é melhor não perder tempo, pois a próxima SIAL Paris já tem data marcada: de 18 a 22 de outubro de 2020 e até lá já será um novo momento com diferentes anseios para atender.

Fonte: Duas Rodas

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