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Cervejas personalizadas baseadas no seu DNA: isso é o futuro!

Publicado em 06/09/2018

Ela atende pelo nome D.N.ALE e nasceu de uma parceria entre a cervejaria inglesa Meantime Brewing e a empresa de testes genéticos 23andMeO serviço consiste em análise do DNA do cliente em uma amostra de sua saliva que é feita pela 23andMe e o resultado é usado pela cervejaria para identificar suas preferências e então produzir um lote de cervejas personalizadas para o seu perfil de sabor. Eles avaliam variações hereditárias nas suas papilas gustativas (o gene TAS2R38) que explicam a preferência por sabores mais doces ou amargos.
Claro que tudo tem seu preço. Para desfrutar disso é preciso desembolsar quase 30 mil euros (aproximadamente 100 mil reais) por um lote de 1200 litros de cerveja. Recebe também um curso de produção cervejeira artesanal e uma visita à fábrica para testar a receita feita para você. Por um custo adicional pode-se ainda personalizar os rótulos.
clique para ampliar (Foto: Divulgação)

Uma cerveja tão exclusiva pede um copo especial

DNA Glass é uma startup japonesa especializada em produzir copos. Para isso eles analisam uma amostra do seu DNA, também da saliva, e determinam a melhor capacidade, espessura do vidro, diâmetro da boca do copo e a complexidade do design do copo ideal para a sua cerveja e imprimem em impressora 3D.

clique para ampliar (Foto: Divulgação)

Por que isso? O design reflete a tolerância ao álcool, sensibilidade ao aroma, amargor e outras preferências que afetam a percepção do gosto pessoal. Uma pessoa com menor tolerância ao álcool recebe um copo menor enquanto a sensibilidade ao amargo influencia no diâmetro da boca do copo.

Seu negócio não é cerveja e você prefere vinho?

A startup Vinome oferece um serviço de assinatura de vinhos californianos que melhor complementam o gosto do cliente através de seu DNA. Novamente, pelo perfil de gosto do consumidor eles encontram os produtos que melhor se adequem e todos os meses enviam no mínimo 3 garrafas. O preço? Quase 200 dólares pelo teste genético e mais 65 cada garrafa.

clique para ampliar (Foto: Divulgação)

Ainda não há consenso entre os especialistas quanto à eficácia do método. Há relação entre nossa genética e nossas preferências, mas DNA não é tudo, o comportamento e até mesmo nossa cultura também tem papel fundamental no desenvolvimento dos nossos gostos.

Fonte: Eat Innovation

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