Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos é inaugurado em Toledo

Publicado em 14/05/2018

O Sistema Fiep inaugurou no dia 11 de maio, em Toledo, no Oeste do Estado, o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos (IST). Com uma estrutura de 1240 metros quadrados, foram investidos R$ 12 milhões em equipamentos e infraestrutura para o atendimento a 2500 indústrias de todo o Paraná, sendo também referência para o Brasil.
clique para ampliarInauguração IST - Toledo (Foto: Divulgação/Sistema Fiep)
O setor de alimentos é o maior empregador do Paraná, respondendo por 29,2% dos postos de trabalho gerados pela indústria paranaense. Só o Oeste do Estado concentra cerca de 600 indústrias alimentícias. A unidade vai atuar em três grandes áreas: análises laboratoriais, soluções tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos.
"É uma região com um potencial fantástico, que já concentra um grande número de indústrias de proteína animal. Esse instituto vem para contribuir para a evolução desta indústria já instalada e para novas oportunidades", destacou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo. Ele citou o Bioparque, empreendimento da região Oeste que integra universidades, institutos de pesquisa, iniciativa privada e o Sistema Fiep. "Nem o mais otimista de nós pode imaginar o avanço que o Bioparque trará, com investimentos elevados e cooperação técnica. É uma grande oportunidade para atração de pesquisas e desenvolvimento para o setor", disse Campagnolo.
"Precisamos avançar na área de pesquisa e inovação para agregar valor aos produtos que temos aqui", disse o industrial Luiz Donaduzzi, idealizador do Bioparque. Segundo ele, em 20 anos os alimentos não serão mais como são hoje. Haverá uma grande ênfase a alimento funcionais e nutracêuticos e o Brasil precisa avançar nesta área. Ele informou que a FAO (Fundação das Nações Unidas para a Alimentação), parceira do Bioparque, quer transformar o Oeste do Paraná num centro de excelência em nutracêuticos e alimentos funcionais.
Durante a inauguração do IST, o Sistema Fiep homenageou personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região. Foram homenageados: Pedrinho Furlan, empresário e idealizador do projeto Ginástica Rítmica; Liezer Belenzier, empresário e ex-coordenador da Fiep na região Oeste; Evaldo Martins, ex-presidente do Sidirepa; Ademir Fiametti, ex-gerente do Senai em Toledo e Mário Costenaro, empresário.
A solenidade de inauguração também contou com a presença do vice-prefeito de Toledo, Tita Furlan, do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, além de outras lideranças da região.



Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube