Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Desperdício na cadeia alimentícia é tema de destaque da Mercosuper 2018

Publicado em 10/04/2018

Aproximadamente 30% do alimento produzido no mundo é desperdiçado ou perdido ao longo das cadeias produtivas. O dado é alarmante e com o objetivo de promover o debate e pensar em soluções para o problema, a Mercosuper convidou especialistas de toda a cadeia agroalimentar para o Fórum "O Impacto do desperdício na cadeia Alimentícia".

Segundo pesquisa da Abras - Associação Brasileira de Supermercados - o setor registrou em 2017 uma perda de 2,28% sobre o faturamento líquido, o que representa R$ 7,11 bilhões. Essas perdas podem acontecer no recebimento de produtos, entrega, manuseio, armazenamento, na gôndola, na área de vendas e na frente de caixa.

Segundo dados da FAO Brasil, órgão da ONU para alimentação e agricultura, na América Latina, 28% dos alimentos se perdem no processo de produção agrícola e mais 28% são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores. O último relatório da ONU sobre a fome na região revela que a fome na América Latina e no Caribe aumentou entre 2015 e 2016 em 2,5 milhões de pessoas, passando de 40 para 42,5 milhões.

"Estes dados nos mostram o quanto ainda deve ser feito e que devemos trabalhar para envolver toda a cadeia, desde a produção até o consumidor. O desperdício envolve uma questão cultural, de conscientização e também técnica, por isso é tão importante refletir sobre o assunto para pensar em soluções", afirma o coordenador do comitê de prevenção de perdas da Apras e do CPAR - PR (Comissão de Prevenção de Perdas, Auditoria e Gerenciamento de Riscos), Éder Motin, que fez moderação do painel.

Com o auditório cheio, participaram do painel: 

Carlos Eduardo Santos, presidente da Comissão de Prevenção de Perdas, Auditoria e Gestão de Riscos ? CPAR, que falará sobre ?Cultura e combate ao desperdício?; Elisangeles Baptista de Souza, técnica da Federação da Agricultura do Estado do Paraná ? Faep, que tratará do ?Desperdício na produção?; Alexandre Momesso, da Sanuty Consultoria, que irá expor ?O desperdício e a prevenção de perdas na indústria?; Tarcísio Marcelo Menezes, professor e especialista em Organização Logística, Estoque e Distribuição, abordará o tema ?O desperdício Comercial e Logístico?.

O tema ?O desperdício social?, será apresentado em três visões, na municipal com Luiz Damaso Gusi, secretário municipal de Abastecimento de Curitiba; na estadual, com Norberto Ortigara, ex-secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento; na nacional, com Valter Bianchini, representante da Fao, para a Região Sual. 

Em uma manhã os representantes levantaram diversos vieses do desperdício na cadeia agroalimentar, mostrando os dados de desperdício na produtos, varejo, pontos de vendas, logística. Bem como apresentando os programas desenvolvidos pelo governo estadual e municipal, como o banco de alimentos. Além de levantar um questionamento sobre como é visto e tratado o prazo de validade dos produtos no Brasil.  

A equipe técnica do Observatório Sistema Fiep esteve presente acompanhando as atividades.

Uma das visões que futuro que compõe o novo Roadmap Agroalimentar 2031,que será lançado ainda esse ano prevê para este horizonte temporal, que haja uma "Cadeia agroalimentar paranaense no modelo de economia circular", em que questões relacionadas a desperdício são tratadas. (Saiba mais)

Saiba mais no site do evento: http://www.apras.org.br/mercosuper/

Com informações de Varejistas.com e CEASA

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube