Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Publicações trazem recomendações de qualidade e redução de perdas de alimentos

Publicado em 16/01/2018

Pesquisadores da Embrapa acabam de lançar dois comunicados técnicos com orientações para colheita, pós-colheita e comercialização de frutas e hortaliças orgânicas. As publicações são resultantes de observações da equipe técnica em feiras livres de produtos orgânicos em diversos locais na cidade do Rio de Janeiro, e devem ser utilizadas em dias de campo e outros eventos de capacitação a serem realizados pela Embrapa.

As edições trazem proposições técnicas para a manutenção da qualidade e diminuição das perdas e desperdícios de alimentos orgânicos, desde a colheita até a comercialização.  Abordam práticas de campo, fáceis de serem implantadas, e que ajudam na preservação da qualidade e aumento da vida útil de hortaliças orgânicas. Também apresentam recomendações para seleção, classificação e boas práticas de comercialização, a disposição dos alimentos e a escolha de ambientes favoráveis para a colocação das barracas de feiras, sem incidência solar direta, chuva e vento. 

"Os produtores rurais de hortifrutícolas orgânicos ou convencionais devem observar que a qualidade de qualquer produto após a colheita não pode ser melhorada, somente mantida. Dessa forma, é importante colher as frutas e os vegetais de qualidade, e manter esta qualidade realizando a colheita, o acondicionamento, transporte e comercialização dos produtos de maneira adequada”, afirma o pesquisador da área de pós-colheita da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Antonio Gomes. 

As publicações estão disponíveis gratuitamente para download aqui (CT 223 e CT 227). 

Fonte: Embrapa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube