Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Indicação Geográfica de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha a Caminho

Publicado em 19/12/2017

No dia 14 de dezembro, depois de um trabalho de mais de cinco anos, envolvendo diversas entidades (veja lista completa abaixo) a Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha protocolou o pedido de reconhecimento da Indicação de Procedência (IP) para os vinhos finos da região, no escritório do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em Porto Alegre. Os vinhos finos tranquilos e espumantes serão os produtos autorizados a receberem o selo da IG, cujos vinhedos são cultivados em espaldeiras.

“A Indicação de Procedência será um marco para a região. Ela vai trazer um selo de qualidade aos nossos produtos e muito mais do que isso. Hoje temos todo um conjunto de informações da vitivinicultura da região que poderão auxiliar o produtor na tomada de decisão”, avaliou o presidente da Associação, René Ormazabal Moura, que em conjunto com os produtores Júlio Gostisa e Victória Zara Mércia estiveram presentes na entrega da documentação para protocolar o pedido de registro.

“A originalidade destes vinhos ampliam e valorizam a qualidade e a diversidade da vitivinicultura brasileira”, segundo Jorge Tonietto, que coordenou os trabalhos de estruturação da IG atendendo a demanda da Associação de Produtores dos Vinhos da Campanha Gaúcha. Ele comenta que esta é a primeira IG de vinhos finos brasileira a ser reconhecida fora da tradicional região produtora da Serra Gaúcha.

Com uma vitivinicultura jovem, a viticultura na Campanha Gaúcha teve início a partir dos investimentos Almadén nos anos 1980, que estabeleceu o maior vinhedo contínuo da América do Sul. Tonietto comenta que esta é a região que apresenta o clima mais quente dentre as regiões vitícolas do sul do país, com chuvas bem distribuídas e boa insolação. A região também apresenta áreas de planície com encostas de baixa declividade, facilitando o uso da mecanização nos vinhedos. Hoje a região conta com mais de 1500 hectares de vinhedos e diversas vinícolas elaborando vinhos finos de qualidade.

A solicitação do reconhecimento da Indicação de Procedência no INPI ocorre com a entrega de um completo dossiê técnico que foi elaborado ao longo de  cinco anos por uma equipe interdisciplinar de diferentes instituições, com a coordenação da Embrapa Uva e Vinho (veja box). A documentação inclui, dentre outros, a delimitação da área geográfica de IP, o Regulamento de Uso para os vinhos da IP, o plano de controle dos produtos, a caracterização geográfica - incluindo a geologia, o solo, o relevo e o clima, a viticultura e as vinícolas produtoras, as características dos vinhos, os processos de produção vitícolas e enológicos, além do descritivo histórico e do renome da região.

A expectativa da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha é que o reconhecimento seja publicado em 2018. “O consumidor já conhece os vinhos da Campanha Gaúcha, mas quando começa a ter os certificados, as premiações, começa a aumentar a visibilidade, e é isso o que o consumidor quer”, concluiu Moura.

Além do presidente da Associação, René Ormazabal Moura, também participam da entrega integrantes do projeto que estruturou a IP - Jorge Tonietto e Samar V. da Silveira (Embrapa Uva e Vinho), José Fernando Protas pelo Recivitis, que financiou o projeto, e a advogada Kelly Lissandra Bruch do escritório que organizou a documentação do pedido, e os produtores Julio Gostisa do Vinhedo Routhier & Carricarrere, Victória Zara Mércio e Thomaz Mércio, da Vinícola Estância Paraíso, e Julieta Macedo, chefe substituta do escritório regional do INPI no RS, que recebeu o pedido de registro da IP.

Sobre o Projeto

O que é o Projeto da IP Campanha Gaúcha

O projeto da Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha foi operacionalizado a partir de convênio com as seguintes entidades: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (FAPEG), Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC) - Redes de Inovação. O projeto está organizado em cinco Grupos Temáticos: Indicação Geográfica (IG); Viticultura e Fitotecnia; Enologia; Solos e Instalação; Zoneamento de Potencial e Riscos Climáticos; e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e foi apropriado no Macroprograma 2 da Embrapa, “Desenvolvimento da Indicação de Procedência Campanha para vinhos finos e espumantes”.

Instituições envolvidas

O Projeto da IG Campanha Gaúcha é coordenado pela Embrapa Uva e Vinho e contou com a participação da Embrapa Clima Temperado, Embrapa Pecuária Sul, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), EPAGRI, Unipampa, Universidade Federal de Santa Maria, Associação de Produtores Vinhos da Campanha, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Fapeg e Sibratec/Finep/MCTI - Recivitis – Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura.

Vinícolas que participam da Associação dos Produtores Vinhos da Campanha:

Batalha Vinhas & Vinhos

Bodega Sossego

Bueno Bellavista Estate

Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança

Dunamis

Estância Paraizo

Guatambu Estância do Vinho

Rigo Vinhedos e Olivais/Vinhos Dom Pedrito

Routhier & Darricarrère

Seival Estate

Vinhos Salton

Vinícola Almadén

Vinícola Campos de Cima

Cordilheira de Santana

Vinícola Peruzzo

Vinícola Vinhetica

Equipe do Projeto no campo temático da IG:

Embrapa Uva e Vinho: Celito Crivellaro Guerra, Henrique Pessoa dos Santos, Joelsio José Lazzarotto, Jorge Tonietto (coordenador das atividades do Grupo Temático da IP Campanha Gaúcha no projeto), José Fernando da Silva Protas (coordenador da Recivitis), Loiva Maria Ribeiro de Mello, Mauro Celso Zanus, Rosemary Hoff e Samar Velho da Silveira (coordenador geral do projeto).

Universidade de Caxias do Sul - UCS, Ivanira Falcade (coordenadora institucional).

Embrapa Clima Temperado -  Carlos Alberto Flores (coordenador institucional).

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS -  Cláudia Alcaraz Zini, Eliana Casco Sarmento, Eliseu José Weber e Heinrich Hasenack (coordenador institucional).

Membros do Grupo de Trabalho (GT) do Regulamento de Uso da IP Campanha Gaúcha: Adriano Miolo, Anthony Darricarriére, Edvard Theil Kohn, Gilberto Simonaggio, Fabricio Domingues, Giovâni Silveira Peres (coordenador pela Vinhos da Campanha), Leonel Caliari, Pablo Martins, Pedro Candelária, Tauê Bozzetto E. Ham e Vanessa Medin, da Vinhos da Campanha; Celito Crivellaro Guerra, Jorge Tonietto (coordenador geral do GT) e Mauro Celso Zanus, da Embrapa Uva e Vinho; Ivanira Falcade, da UCS; Kelly Lisandra Bruch, do Ibravin; Renata Zocche, Rodrigo Lisboa e Suziane Jacobs, da Unipampa; Jaime Milan (assessoria).

Fonte: Embrapa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube