Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Confap e MDIC lançam chamada para parceria entre empresas brasileiras e israelenses

Publicado em 17/07/2017

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil (MDIC) estão com inscrições abertas para o envio de propostas de projetos de cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com empresas de Israel. A Chamada é associada e complementar à 4ª Chamada para Apresentação de Propostas Conjuntas para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento entre empresas brasileiras e israelenses do MDIC e da Autoridade Israelense de Inovação (AII).

Fazem parte da Chamada as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos Estados de Pernambuco (Facepe), Amazonas (Fapeam), Goiás (Fapeg), Mato Grosso (Fapemat), Minas Gerais (Fapemig), Santa Catarina (Fapesc) e Paraná (Fundação Araucária). Outras Fundações poderão aderir à Chamada ao longo do prazo de submissão de propostas. O objetivo é fomentar empresas brasileiras e Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) que desenvolvam projetos em parceria com empresas brasileiras, na concepção e viabilização de projetos de inovação tecnológica em cooperação técnico-científica-empresarial com empresas de Israel, que resultem no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial direcionados à comercialização no mercado doméstico ou global.

Podem concorrer empresas de pequeno ou médio porte como Unidade de Negócio Empresarial, operando há mais de um ano, com CNPJ no Estado da FAP a quem solicitar apoio e que se comprometa com uma contrapartida financeira e/ou econômica na forma de dedicação de sua equipe técnica e dirigente, e condições adequadas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa ou das atividades correspondentes. Também é elegível a ICTI que for parceira de uma empresa em um projeto apresentado na Chamada MDIC-AII, nas condições citadas anteriormente.

As propostas deverão ser cadastradas no sistema SIGConfap (http://sigconfap.ledes.net) e enviadas para o e-mail cooperacaointernacional@mdic.gov.br até o dia 15 de dezembro de 2017. O montante de recursos e o número de projetos financiados serão definidos e divulgados por cada FAP. Será concedido com recursos das FAPs somente despesas de custeio, como materiais de consumo, serviços de terceiros, passagens, diárias e bolsas do tipo DTI (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial) ou similares. O Formulário de Proposta Conjunta, bem como o Anexo 1 (Indicadores Econômico-Financeiro), estão disponíveis no site do Confap e no site www.cooperacaointernacional.mdic.gov.br. Cada FAP também poderá exigir a apresentação de formulários e documentos específicos.

Sobre o acordo
No dia 15 de março, o Confap e o MDIC firmaram um acordo para apoiar projetos conjuntos entre empresas brasileiras e estrangeiras em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O documento foi assinado em Brasília pelo então presidente do Confap, Sergio Gargioni, e Igor Manhães Nazareth, secretário substituto de Inovação e novos negócios do MDIC. Entre as finalidades da parceria estão promover o intercâmbio de informações e a aproximação de centros e projetos de PD&I do Brasil e de outros países; apoiar iniciativas voltadas à atração e alavancagem de investimentos privados em inovação; estimular o desenvolvimento de empresas iniciantes inovadoras; promover a internacionalização das startups e sua integração a cadeias de grandes empresas.

Mais informações poderão ser solicitadas pelo e-mail chamadaconfapmdic@gmail.com.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Confap

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube