Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pequenos negócios paranaenses recebem Selo Alimentos do Paraná

Publicado em 18/04/2017

Reconhecimento do Sebrae/PR e entidades do comitê gestor do programa será feito durante a Mercosuper 2017, no Expotrade Convention Center, em Pinhais ? PR

Agroindústrias, indústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas de pequeno porte de diversas regiões do Estado que conquistaram o Selo Alimentos do Paraná participarão na tarde desta quarta-feira, 19 de abril, de um evento de reconhecimento pela eficiência da gestão e na segurança e qualidade alimentar de produtos. A cerimônia do Programa Selo Alimentos do Paraná com as 80 empresas ocorrerá durante a Mercosuper 2017, uma das maiores feiras de varejo do País, cujo objetivo é promover a geração de negócios entre supermercadistas e fornecedores.

O Programa realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PR); Federação das Indústrias do Paraná (Fiep); Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); objetiva a melhoria de processos produtivos, aprimoramento da qualidade e boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas, dentro do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

“Nesta quarta-feira, estaremos celebrando o terceiro ciclo do Programa, com o lançamento do catálogo das 80 empresas e de mais uma categoria ‘alimentos funcionais’. Quinze empresas serão premiadas (três por categoria), considerando a melhor pontuação em relação aos quesitos qualidade de processos e gestão empresarial”, destaca a consultora do Sebrae/PR Andreia Claudino, gestora estadual do Programa.

No evento, também será lançado o calendário de atividades de mercado 2017 para as empresas que têm o Selo. “Vale salientar que o Selo Alimentos do Paraná é uma mostra de que empresas de pequeno porte que transformam ou beneficiam alimentos e bebidas podem buscar diferenciação, sem necessidade de grandes investimentos, como uma estratégia clara de crescimento”, reforça Andreia.

Na segunda edição do Programa, cujo evento de reconhecimento foi realizado em 2016, as empresas que obtiveram os maiores índices de conformidade nas categorias Alimentos Prontos e Pré-Prontos, Bebidas, Origem Animal e Origem Vegetal foram Fredericos Refeições, de Araucária (com 92,19% de conformidade), Água Radiante, de Guaraniaçu (89,18%), Laticínios Santa Inês, de Planalto (94,75%), e Pipoca do Gugui, de Apucarana (89,81%).

Em 2016, dentro da estratégia de mercado do Selo Alimentos do Paraná foram realizados dez eventos de prospecção para as empresas que estiveram em dia com seus atestados de conformidade. Entre eles, as participações na Fispal Food Service – São Paulo, maior feira de alimentos da América Latina; Sirha – Rio de Janeiro, evento mundialmente reconhecido no segmento da gastronomia; 26º Encontro Nacional Abrasel, em Curitiba; além das seis rodadas de negócios no Paraná (Curitiba, Guarapuava, Maringá, Londrina, Francisco Beltrão e Cascavel) que proporcionaram aumento significativo no faturamento das empresas e na fidelização de seus clientes.

Premiados 2016

Sócio-proprietário da Pipoca do Gugui, Fernando Caldani afirmou que o Selo agrega credibilidade à empresa, que conta com sete colaboradores. “Mudar conceitos é o maior desafio. Essa certificação gera confiança para o mercadista, porque atesta que a manipulação do alimento é inspecionada, segura. Já fornecemos para mercados do norte do Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Agora, pretendemos ampliar”, projetou.

Com uma produção de 40 mil litros mensais, a Aquadio Água Mineral, nome comercial da Água Radiante, comemorou a conquista da certificação ISO 9001 por meio do Selo Alimentos do Paraná. “Isso agrega valor ao produto, que passa a ser diferenciado no mercado. Estamos há apenas três anos no mercado, e o Selo nos abre as portas para a exportação”, pontuou a proprietária Ivanete de Bastiani.

Cliente de longa data dos projetos do Sebrae/PR, Pedro Basso, proprietário da Fredericos Refeições, recordou que a empresa já tinha passado por mudanças internas quando participaram da cadeia produtiva de gás e petróleo da entidade. “Já tínhamos foco em qualidade e boas práticas e o Selo nos dá força para estimular nosso pessoal a incorporar as mudanças. Acredito que o ganho é muito grande para os funcionários, porque esse processo também é uma qualificação que eles levam consigo se um dia saírem da empresa”, atesta.

Fonte: Assessoria Sebrae

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube