Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Fazenda agroecológica é destaque com produção de leite de búfala orgânico no Rio

Publicado em 10/03/2017

Ao comprar uma fazenda abandonada há quase uma década, a arquiteta Josefina Durini  não imaginava que a propriedade, um dia, ganharia o destaque que tem hoje. “Somos os únicos produtores de leite de búfala orgânico no Estado do Rio de Janeiro e uma das poucas fazendas produtivas que recebem turistas, aonde as refeições dos visitantes vêm da nossa produção orgânica”, conta a dona da Fazenda Alliança Agroecológica, no município de Barra do Piraí.

O trabalho dela foi árduo, pois teve de refazer tudo, praticamente do zero: “Começamos melhorando os solos, remineralizando, colocando cercas, etc. Tive de restaurar a sede e construir a ordenha e os apriscos, entre outras atividades”.

A produtora rural lembra que, desde o começo, a missão era ter uma fazenda com certificação orgânica, “produtora de alimentos sadios”. “Somos certificados orgânicos pela Ecocert há seis anos, únicos certificados orgânicos de leite de búfala do Rio e um dos poucos do Brasil”, reforça Josefina, que toma conta da fazenda sozinha, porque o marido trabalha na capital do Rio e a única filha do casal está na universidade.

clique para ampliar (Foto: Lívia Pádua/Divulgação)

O INÍCIO

Quando iniciou suas atividades no setor pecuário, a fazenda produzia somente leite de vacas da raça Jersey. Infelizmente, logo Josefina percebeu que o animal se adaptou mal ao sistema orgânico da região de Barra do Piraí. Por causa disso, começou a comprar búfalas.

“Foi assim que percebemos que esse era o gado mais apropriado para nossa região e condizente com a nossa visão agroecológica. Agora, o leite de búfala é nosso carro-chefe”, destaca a produtora, em entrevista à equipe SNA/RJ.

Na Fazenda Alliança Agroecológica, além de 150 a 200 cabeças de búfalas, ainda há carneiros, animais de granja e porcos para consumo próprio. “Para venda, temos os produtos da horta e os pomares orgânicos. No ano de 2017, lançaremos uma linha própria de subprodutos da horta e pomar. Também começamos a recuperar o café abandonado e a plantar mais mudas de café arábica.”

PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

Segundo Josefina, a produção de leite de búfala orgânico ainda é pequena: 200 litros por dia, o equivalente a duas ordenhas diárias: “Em dois anos, nosso objetivo é chegar a 400 litros por dia. Por enquanto, vendemos nosso leite para um laticínio da região, que fornece os subprodutos para os supermercados e restaurantes do Rio de Janeiro”.

Na opinião da produtora rural, de modo mais amplo, a produção orgânica vem crescendo no Brasil, no entanto, a de leite orgânico ainda é muito pequena no país: “Umas das razões é a dificuldade, em si, de produzir esse tipo de leite; outra é a pouca quantidade de laticínios que pagam adequadamente pelo produto”.

CERTIFICAÇÃO

Para receber a certificação de fazenda orgânica, Josefina conta que todas as iniciativas tomadas desde o início, como o melhoramento do solo, foram feitas com produtos devidamente aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio, principalmente, da adubação verde e com vermicomposto produzido na mesma propriedade rural.

clique para ampliarNos próximos dois anos, intenção é dobrar produção de leite de búfala orgânico de 200 para 400 litros ao dia. (Foto: Lívia Pádua/Divulgação)

“Sobre a nutrição do gado, no que diz respeito a toda alimentação das búfalas, somos nós que produzimos na fazenda, como a cana, o capim, o milho, o sorgo. Nunca compramos ração de fora.”

Com o intuito de também garantir o bem-estar do gado, ela ressalta que “sempre tem sombra e água fresca para os animais beberem, além de outro benefício muito importante para as búfalas: lagos para tomarem banho”. “Os animais são sempre tratados com homeopatia, sem hormônios e antibióticos”, acrescenta Josefina.

Para a fazendeira, a certificação da Ecocert, com certeza, mudou completamente a história da Alliança: “A certificação dá um selo de garantia, que é muito importante para nosso consumidor”.

TURISMO RURAL

O espaço no campo, além da produção orgânica de leite de búfala, das hortas e dos pomares, está aberto ao turismo rural. “O turismo é uma atividade muito recente da fazenda e, por isso, ainda é cedo para quantificar quantas pessoas já recebemos. Estamos situados em uma área de turismo histórico do Rio”, informa.

Na visão de josefina, o grande valor agregado da fazenda é mesmo a produção agroecológica: “Queremos que o visitante (geralmente, pessoas mais idosas) possa conhecer e se deleitar com nossa gastronomia, feita com nossa matéria-prima orgânica”.

Para agendar visitas, o interessado pode enviar um e-mail para contato@fazendaallianca.com.br ou pelo telefones  21 7893-4575 / 24 99967-9709 (Whatsapp) / 24 98108-8474. Acesse também www.fazendaallianca.com.br.

Fonte: Equipe SNA/RJ

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube