Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Empresa italiana inventa máquina para fazer azeite de oliva em casa

Publicado em 30/01/2017

Revoilution é um robô do tamanho de uma cafeteira que espreme azeitonas inteiras ou em cápsulas

Já pensou em fazer seu próprio azeite extravirgem de oliva, fresco e com aroma de azeitona recém-espremidas, em casa como se fosse um café espresso? Parece utopia, mas já é realidade. Uma empresa italiana lançou uma máquina que promete revolucionar o mercado dos azeites e, não por acaso, se chama Revoilution.

clique para ampliarRobo azeitona (Foto: Divulgação)

O robô funciona da mesma forma que uma convencional máquina de café em cápsulas que muitas pessoas têm em casa: as azeitonas são inseridas no minilagar e espremidas na hora. Em cerca de 40 minutos é possível obter 250 ml de azeite, da variedade que você preferir.

Atualmente, são comercializadas duas versões da máquina: uma que funciona com cápsulas de polpa de azeitonas congeladas e sem caroços (o preço é de 500 euros) e outra, chamada de Revoilution Pro, que funciona com os frutos in natura (2.000 euros). A comercialização, por enquanto, é feita só no site da empresa.

A ideia, segundo o CEO, Antonio Pagliaro, surgiu para combater a adulteração do azeite de oliva. “Cerca de 70% de azeite que compramos no mercado é adulterado. Além disso, o que encontramos nas gôndolas da maioria das lojas tem, geralmente, de seis meses a dois anos. Isso não é bom porque com o passar do tempo, o azeite perde os polifenóis e a intensidade do aroma”, explica o empresário.

Segundo Pagliaro, a máquina contribui ainda para defender a biodiversidade, já que dá ao cliente a possibilidade de escolher a azeitona que preferir (na Itália existem 500 variedades) para fazer seu próprio azeite, além de reduzir o consumo de vidro e os custos de distribuição. A empresa disponibiliza cápsulas de cinco variedades de azeitonas.

Fonte: Gazeta do Povo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube