Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Curso de Análise Sensorial - Sensometria com o uso do R

Publicado em 19/01/2017

13 a 15 de Março /2017, Curitiba/PR

Introdução:

Ao acessar o site da Sociedade de Sensometria http://www.sensometric.org/rules você irá observar que o principal objetivo desta sociedade é a conscientização do fato de que a ciência sensorial e do consumidor precisa de sua própria metodologia e métodos estatísticos especiais. O desafio, portanto, é identificar os conceitos fundamentais que afetam a aplicação das técnicas estatísticas, as quais estejam associadas ao método que irá atingir o objetivo da pesquisa e expressem os resultados de forma simples e efetiva para a correta interpretação desses resultados. O correto entendimento e interpretação dos resultados permite que as empresas e demais organizações possam tomar decisões com uma boa base de informação para vários objetivos, tais como: novos negócios, novas linhas de pesquisa, redução de custos, harmonização, produção flexível, entre outros.

Objetivos:

Oferecer atualização dos conhecimentos fundamentais sobre a Sensometria com o uso do R. Conhecer e utilizar esta ferramenta. Orientar ao planejamento, execução, análise e interpretação da sensometria.

A quem se destina:

  •     Profissionais que tenham experiência prévia de tratamento de dados na área de análise sensorial e estudos com consumidores ou que tenham cursado Estatística na graduação. Recomenda-se, com ênfase, conhecimento prévio em estatística descritiva, bem como experiência em provas de significância como teste t de Student e teste F, ou
  •     Profissionais certificados com o Módulo I ou II.

O curso será ministrado pela Profª Drª Silvia Deboni Dutcosky, que é especialista em cereais, alimentos funcionais e dietéticos e na ciência sensorial e do consumidor. Gerenciou equipes de P&D e projetos de inovação, integrados com marketing e estudos com consumidores.

Silvia é integrante dos Grupos de Articulação da Rota Agroalimentar sendo que "induzir a inovação tecnológica" e "estimular a qualificação de RH nas empresas e governo" são ações de futuro presentes na Visão: Referência no desenvolvimento dos Produtos Funcionais.

Mais informações sobre o curso no folder (clique aqui)

Fonte: About Solution

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube