Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Cargill se compromete com uma cadeia 100% livre de gaiolas para ovos no Brasil

Publicado em 17/01/2017

Galinhas poedeiras são geralmente confinadas por toda a vida em gaiolas de arame ? chamadas de gaiolas em bateria

A Cargill, um dos principais produtores de alimentos no Brasil, e fabricante das famosas marcas de maionese Liza e Maria, anunciou que comprará apenas ovos livres de gaiolas em toda a sua cadeia de fornecimento. Essa política segue conversas com a Humane Society International (HSI) e outras organizações de proteção animal.

Fernanda Vieira, gerente de programas e políticas corporativas do departamento de proteção aos animais de produção da HSI no Brasil, declarou: “O bem-estar animal já se tornou uma questão prioritária de responsabilidade social corporativa no Brasil, e nós estamos muito felizes com o compromisso assumido pela Cargill em somente comprar ovos livres de gaiolas. Essa política melhorará a vida de milhares de galinhas no país, e estamos ansiosos para trabalhar com outras empresas em políticas similares”. 

Galinhas poedeiras são geralmente confinadas por toda a vida em gaiolas de arame – chamadas de gaiolas em bateria. Elas são tão pequenas e superlotadas que os animais não podem sequer esticar suas asas completamente. Tanto o senso comum como a ciência concordam que imobilizar os animais por praticamente toda a vida causa angústia e dor física significativa.

O uso de gaiolas em bateria convencionais para galinhas poedeiras já foi proibido ou está em processo de eliminação em todos os estados membros da União Europeia, Nova Zelândia, Butão e seis estados norte-americanos. A maioria dos estados da Índia, terceiro maior produtor mundial de ovos, declarou que o uso de gaiolas em bateria viola a legislação federal de bem-estar animal, e o país está discutindo uma proibição nacional.

A Cargill se une a outras empresas líderes do setor alimentício que também se comprometeram a comprar exclusivamente ovos livres de gaiolas no Brasil e em toda a América Latina, incluindo a Unilever que se comprometeu com uma cadeia de fornecimento livre de gaiolas em bateria até 2020 e a Nestlé, maior empresa de alimentos do mundo.

Depois de trabalhar com a HSI, Burger King e Arcos Dorados – empresa que opera os restaurantes do McDonald’s no Brasil e em mais 19 países na região – comprometeram-se com uma cadeia de fornecimento 100% livre de gaiolas, como fizeram outros grandes operadores de restaurantes, totalizando milhares de restaurantes no Brasil e na América Latina. A Compass Group (GRSA no Brasil) e a Sodexo, os principais provedores de serviços alimentares do país, anunciaram uma política global livre de gaiolas em parceria com a HSI. A Alsea, o maior operador de restaurantes da América Latina e da Espanha, e o Grupo Bimbo, o maior grupo de panificação do mundo, anunciaram políticas livres de gaiolas após vários anos de conversas com especialistas da HSI. Outras empresas líderes, como Grupo Trigo, BFFC, Subway, Intercontinental Hotels Group, AccorHotels, Marriott International e Hilton Worldwide também se comprometeram com a compra de ovos livres de gaiolas no Brasil.

Fonte: Agrolink

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube