Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Ford usa agave, planta da tequila, para fazer componentes

Publicado em 11/08/2016

Ford firmou parceria inusitada para desenvolver novos materiais. A empresa se associou com a fabricante de tequila Jose Cuervo no desenvolvimento de um novo bioplástico feito a partir de fibras de agave, a planta usada na fabricação da bebida. Os resultados são promissores, com grande potencial de aplicação no revestimento de cabos e porta-objetos.

clique para ampliarclique
            para ampliarCorte da agave (Foto: Divulgação)

O material é durável e contribui para a redução de peso do carro, melhorando o consumo de combustível e, consequentemente, a eficiência energética, conforme aponta a Ford. Segundo a empresa, outro ganho ambiental do uso de bioplástico é a substituição de derivados de petróleo na cadeia produtiva pelo novo composto

O agave é uma planta que leva pelo menos sete anos para crescer. Depois de colhida, é torrada e triturada para a extração do suco que será destilado. Parte das fibras que sobram deste processo são usadas pela Jose Cuervo para compostagem em suas fazendas, além de atender a produção de artesanato. A parceria com a Ford vai melhorar o aproveitamento do material.

Fonte: Automotive Business

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube