Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Estudo mostra potencialidades de produção de biogás no Paraná

Publicado em 01/07/2016

O estudo sobre o potencial de produção de biogás no Paraná foi divulgado durante o Congresso Internacional de Biomassa (Cibio), no Campus da Indústria, em Curitiba no dia 16 de junho. O levantamento “Oportunidades da Cadeia Produtiva de Biogás para o Estado do Paraná” foi apresentado pelo diretor do Senai no Paraná, Marco Secco e pela coordenadora dos Observatórios do Sistema Fiep, Ariane Hinça Schneider.

O levantamento foi coordenado pelos Observatórios do Sistema Fiep no contexto do projeto da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense -  Roadmapping de Energia, e traz a potencialidade de geração de biogás dos principais resíduos gerados pela indústria, agroindústria, agropecuária e por resíduos urbanos no Paraná.

oportunidades da cadeia
            produtiva de biogásConforme explicou a Sra. Ariane Hinça Schneider, o estudo apresenta, entre outros aspectos, quais os volumes de resíduos produzidos por diversos setores industriais, como álcool e açúcar, frigoríficos e papel e celulose, e qual o potencial de geração de biogás que esses resíduos trazem. “Um mapa, por mesorregiões do Paraná,  apresenta esse potencial”, diz.

Além disso, o levantamento aponta quais as tecnologias necessárias para a produção de biogás. Essa parte do estudo indica, de forma clara e com linguagem acessível para todos os setores industriais, quais as etapas de todo o processo de produção desse recurso, desde a matéria-prima até as aplicações. O levantamento ainda mostra casos de sucesso de utilização de resíduos para a obtenção e utilização de biogás pelo Brasil, e necessidade de certificação para uso dessa fonte de energia.

O estudo foi realizado pelos Observatórios do Sistema Fiep, com apoio do Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (Cibiogas) e do Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (Probiogás).

O conteúdo está disponível  no site dos observatórios: www.observatorios.org.br. O acesso ao estudo é gratuito e pode ser feito pela comunidade em geral.

Confira como foi o primeiro CIBIO - Congresso Internacional de Biomassa no vídeo:

Fonte: Agência FIEP e Observatórios Sistema FIEP

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube