Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Lançamento do estudo: Oportunidades da Cadeia Produtiva de Biogás para o Estado do Paraná

Publicado em 07/06/2016

A publicação resulta de uma ampla investigação acerca das potencialidades de desenvolvimento no estado do Paraná de uma modalidade de energia limpa, descentralizada e renovável: o biogás.

O levantamento foi realizado pelo Senai-PR, por meio dos Observatórios Sistema Fiep, no contexto do projeto da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense -  Roadmapping de Energia - cuja expertise está na implementação de estudos de futuro para o desenvolvimento industrial sustentável. A iminente necessidade de diversificação da matriz energética mundial, diante do rareamento de combustíveis fósseis, constitui o pano de fundo a estimular essa iniciativa de pesquisa.

Nesse sentido, a discussão do tema aconteceu com especialistas do Grupo de Trabalho Biomassa e o escopo do estudo envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas, que se dedicou a levantar dados, efetuar análises e visualizar alternativas, com base em informações oriundas da literatura, de instituições de renome e de visitas técnicas a empreendimentos ligados ao biogás. Além desta equipe, o estudo teve como parceiros importantes o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás-ER) e o PROBIOGÁS, que compartilharam experiências e informações técnicas de relevância.

A despeito da riqueza de dados e debates, o estudo constitui um ponto de partida no processo de estimular novas pesquisas e empreendimentos dirigidos ao biogás, uma tecnologia que, embora ainda nacionalmente embrionária, já revela capacidade de transformação e diversificação da matriz energética.

Venha participar do lançamento do estudo Oportunidades da Cadeia Produtiva de Biogás para o Estado do Paraná e conheça mais detalhes da publicação.

lancamento

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube