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Anpei lança Guia de Boas Práticas para Interação ICT-Empresa

Publicado em 01/09/2015

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) lançou, em 25 de agosto, durante a sua XV Conferência, em Pernambuco, o Guia de Boas Práticas para a Interação ICT-Empresa.

clique para ampliarclique para ampliarLivro traz informações sobre como prospectar, estruturar, negociar, conduzir e manter parcerias entre ICTs e empresas no Brasil (Foto: Divulgação)

O livro apresenta os aspectos mais relevantes para o sucesso das parcerias entre empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) na realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O objetivo é orientar empresas, universidades e institutos de pesquisa públicos e privados, fundações de apoio, órgãos de fomento e profissionais que buscam informações sobre como prospectar, estruturar, negociar, conduzir e manter parcerias entre ICTs e empresas no Brasil.

O material visa estimular o desenvolvimento de diversas formas de parcerias para alavancar a inovação tecnológica no país. As boas práticas propostas podem, em muitos casos, ser extrapoladas para outras formas de inovação.

O trabalho foi realizado pelos integrantes do Comitê Temático "Promovendo a Interação ICT-Empresa", em atividade desde 2007.

O livro, segundo seus organizadores, procura atender expectativas tanto de empresas e ICTs que já praticam algum tipo de parceria, como daquelas que pretendem trilhar esse caminho. Oferece também dicas para empresas de todos os portes, bem como para ICTs em diferentes estágios de estruturação para parceria.

Esta terceira edição foi amplamente discutida nas reuniões do comitê durante o ano de 2015, em busca de uma atualização das práticas e tendências na cooperação interorganizacional, agregação de casos práticos e utilização de uma nova arquitetura de caráter funcional. 

O Guia está organizado em cinco capítulos. O Capítulo I – Necessidade de colaboração e prospecção de parceiros – trata da estruturação da ICT e da empresa para parcerias externas. No Capítulo II – Avaliação das oportunidades de fomento – são apresentadas as principais ferramentas de apoio à inovação com indicação das suas respectivas aplicabilidades na interação ICT-Empresa. O Capítulo III – Planejamento e negociação da parceria – aborda o desenvolvimento da parceria e as bases para sua negociação. No Capítulo IV – Execução e encerramento do projeto e manutenção da parceria –, são apresentadas a perspectiva de execução do projeto e as práticas para manter parcerias institucionais bem-sucedidas e o Capítulo V– Casos de parcerias – apresenta situações reais para melhor entendimento e consolidação das práticas apresentadas.

Para baixar o livro acesse: http://www.anpei.org.br/guia-ict-empresa

clique para ampliarclique para ampliarCada encontro personalizado tem duração de 30 minutos, com o objetivo de apresentar-se as demandas e ofertas em P&D&I e verificar a possibilidade de projetos futuros em conjunto. (Foto: Observatórios)

IV Rodada Tecnológica em Alimentos

No próximo dia 15 de outubro, o Sistema FIEP, por meio dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, realizará mais uma Rodada de Negócios Tecnológica, a 4ª edição área de alimentos.

Alavancada pelo fator crítico de interação Universidade-Empresa, da Rota Estratégica para a Indústria Agroalimentar, a Rodada de Negócios tem por objetivo aproximar o setor produtivo e a academia.

Além da interação Universidade/Empresa esta atividade proporcionará grande experiência devido ao conhecimento de novos processos, áreas, pessoas e inovações tecnológicas que irão complementar a sua formação profissional.

Saiba mais sobre o formato e participação aqui

Fonte: Anpei, FAPESP e Observatórios

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