Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Coca-Cola anuncia garrafa de PET produzida apenas com materiais vegetais

Publicado em 15/06/2015

A embalagem utiliza tecnologia patenteada que converte os açúcares naturais encontrados nas plantas em ingredientes para a fabricação das garrafas de plástico PET.

A Coca-Cola anunciou que conseguiu desenvolver uma garrafa PET feita apenas com materiais vegetais. A nova embalagem é uma alternativa às produzidas tradicionalmente com combustíveis fósseis e materiais não-renováveis.

No anúncio, a fabricante de bebidas destacou que desde 2009 produz as chamadas PlantBottles, mas até então as embalagens tinham apenas 30% de materiais à base de plantas em sua composição. No atual modelo, a Coca-Cola usa cana-de-açúcar e resíduos do processo de fabricação para produzir essas embalagens.

A embalagem PlantBottle utiliza tecnologia patenteada que converte os açúcares naturais encontrados nas plantas em ingredientes para a fabricação das garrafas de plástico PET.

Segundo a companhia, desde o lançamento da primeira PlantBottle, em 2009, já foram distribuídas mais de 35 milhões de garrafas em cerca de 40 países. A estimativa da Coca-Cola é que a ação tenha levado a uma redução de mais de 315 mil toneladas métricas de emissões de dióxido de carbono.

A iniciativa integra a estratégia global da empresa, que em seu último relatório de sustentabilidade anunciou a meta de ter 25% do plástico usado em garrafas PET vindo de reciclagem ou matéria-prima renovável até o final de 2015. Na época da divulgação do relatório para o biênio 2013-2014, a Coca tinha 6% das embalagens com essa composição.

A diretora de desenvolvimento e pesquisa global da Coca-Cola, Nancy Quan classificou a nova garrafa como um marco pioneiro no portfólio de embalagens da empresa.

A PlantBottle 100% foi apresentada durante a Expo Milão 2015, quem tem como tema “Alimentando o planeta: energia para a vida”.

“Desenvolver embalagens recicláveis, reutilizáveis e biodegradáveis”, e “Utilizar a biotecnologia como ferramenta em pesquisa de reaproveitamento de resíduos” são ações do fator crítico Desenvolvimento tecnológico presente na visão de futuro Indústria Agroalimentar Sustentável –Valorização de Resíduos, do  Roadmapping da Indústria Agroalimentar.

Fonte:  Embalagem Marca

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube