Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Supermercados da França serão obrigados a doar, ou reverter em outros usos, os alimentos não vendidos

Publicado em 27/05/2015

Um grande passo visando a redução do desperdício de alimentos foi dado pelo governo francês

O Parlamento da França aprovou uma lei proibindo os supermercados de destruírem os alimentos não vendidos. Em vez de descartados, os produtos deverão ser doados para instituições de caridade ou revertidos para outros usos, como a alimentação de animais. As informações são do jornal “The Guardian”.

alimentos

A assembleia nacional aprovou na quinta-feira à noite, por unanimidade, a medida proposta pelo deputado socialista Guillaume Garot, ex-ministro de alimentos.

— É escandaloso ver os produtos que são derramados no lixo dos supermercados, juntamente com alimentos.

A lei proíbe a prática que supermercados estraguem a comida não vendida, mas que ainda poderia ser consumida. Os estabelecimentos maiores — com uma área de 400 metros quadrados ou mais — serão obrigados a assinar contratos formais com instituições de caridade até julho de 2016 ou poderão enfrentar sanções, que incluem multas de até 75 mil euros ou dois anos de prisão.

As medidas fazem parte do plano diminuir, pela metade, a quantidade de desperdício de alimentos no país europeu até 2025. De acordo com estimativas oficiais, em média, cada francês joga fora de 20 a 30kg de alimentos por ano, o que representa um custo total de até 20 bilhões de euros por ano.

A lei também prevê um programa de educação sobre o desperdício de alimentos nas escolas e empresas. A federação que representa os grandes supermercados da França criticou o plano, alegando que as grandes lojas representam apenas 5% dos desperdício de alimentos.

A lei completa ainda precisa ser votada pela Câmara dos Deputados antes de ir ao Senado francês.


Fonte: Extra Globo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube