Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Inovação e sustentabilidade no setor de Reciclagem animal é destaque na FIPPPA 2015

Publicado em 15/05/2015

IV Seminário Internacional Novos Horizontes para a Reciclagem Animal, promovido pela ABRA, foi realizado em paralelo à FIPPPA

O IV Seminário Internacional Novos Horizontes para a Reciclagem Animal aconteceu no segundo dia da Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal (FIPPPA 2015), realizada entre os dias 28 a 30 de abril no Expotrade de Curitiba – PR.

clique para ampliarclique para ampliarMesa de debates com os palestrantes do seminário sobre reciclagem animal promovido pela ABRA na FIPPPA. (Foto: ABRA)

Há quatro anos a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) em parceria com a Gessuli Agribusiness, promovedora da Avesui, realiza o seminário gratuito com o objetivo de proporcionar a todos os envolvidos na cadeia de carnes uma maior interação com o setor de reciclagem animal. Neste ano foram realizadas cinco palestras do setor que abordaram a sustentabilidade, a inovação no setor de Reciclagem Animal brasileiro, a redução de emissão gases de efeito estufa, entre outros assuntos.

Lucas Cypriano, coordenador técnico da ABRA, conduziu as atividades do Seminário e a mesa de debates com os palestrantes e o público no final do ciclo de palestras.

A programação iniciou com a apresentação de Gilson Spanemberg, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ele falou sobre a sustentabilidade e seus 3 pilares (social, ambiental e econômico) e como as empresas podem adotar de forma efetiva práticas de sustentabilidade.

Na sequência, Adriano Salles da empresa Adumat apresentou a história do “errado que deu certo” no desenvolvimento de seu produto, um fertilizante obtida da farinha de carne e ossos. Pesquisa que demorou 10 anos para ser concluída recebeu os prêmios FAPEMAT 2013 e FINEP 2014. O produto, considerado 100% sustentável por não deixar sobra no processo de produção do mesmo, é utilizado na pastagem do gado e recebeu recentemente a certificação orgânica, Ecocert. A produtividade em cabeça de gado por hectare dobrou em um dos casos de aplicação do fertilizante em Mato Grosso. Adriano compartilhou que a empresa cresceu 800% em 7 anos e queatualmente está aplicando uma tecnologia de granulação do produto original, em pó.

Charles Goodin, membro da Associação Nacional de Reciclagem Animal nos Estados Unidos (NRA),  foi o terceiro palestrante do evento. Charles apresentou dados de sua pesquisa realizada na Universidade da Carolina do Norte, demonstrando e comprovando que a indústria de reciclagem animal fixa gases de efeito estufa.

Já o palestrante Gerson Scheuermann, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, discorreu sobre como o uso de farinhas e gorduras de origem animal impactam na pegada de carbono na produção de aves. Gerson deu uma perspectiva do que aconteceria caso estes produtos não fossem utilizados em dietas de aves e como eles garantem a sustentabilidade na produção desses animais. O palestrante falou sobre a avaliação do ciclo de vida (ACV), uma técnica de análise e quantificação do impacto ambiental de um produto.

Finalizando a programação, o Sr. Jacques Wijnoogst, consultor internacional em desenvolvimento de produto para alimentação animal, falou sobre as tecnologias que podem ser utilizadas pela indústria pet e as fábricas de reciclagem animal para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Suas pesquisas demonstraram que, para aumentar a eficiência energética da indústria, deve ser utilizadas rações com alto teor de umidade, visando reduzir gastos com secagem. Em relação à sustentabilidade da indústria pet, Jacques destacou que se deve priorizar a utilização de subprodutos de origem animal em substituição aos subprodutos com base vegetal, principalmente farelo de trigo e milho, para aumentar o teor de proteína da ração.

Durante o evento a ABRA também realizou o Projeto Imagem que contou com a participação de dois jornalistas internacionais para a promoção do setor brasileiro na mídia internacional. 

A equipe técnica do Observatórios Sesi/Senai/IEL esteve presente no Seminário e acompanhou as atividades da FIPPPA 2015. Uma nova edição da FIPPPA está prevista para 2017, atendendo uma antiga reivindicação de representantes dos mercados de aves, suínos e leite, que pediam um evento coeso, completo e bienal.


Fonte: Observatórios Sesi/Senai/IEL.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube