Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pote inovador tira conteúdo da embalagem até última gota

Publicado em 27/03/2015

Possivelmente você já passou por um sufoco ao tentar tirar o restinho de maionese do fundo do pote ou ao tentar usar o finalzinho da pasta de dente de dentro do tubo. Grande parte das embalagens que utilizamos na culinária ou na higiene íntima no nosso dia a dia acabam colaborando com o desperdício, uma vez que não conseguimos tirar todo o conteúdo de seu interior.

Para acabar com esse problema, uma empresa americana criou o LiquiGlide, uma técnica que promete tirar todo o conteúdo da embalagem até a última gota, sem deixar qualquer resquício.

clique para ampliarclique
            para ampliarMostarda sendo retirada do pote (Foto: Divulgação)

A técnica consiste em adicionar uma nova camada de um material inovador à superfície interna do pote. Assim, o material permite que o conteúdo da embalagem deslize para fora com mais facilidade, agindo como se fosse um lubrificante. Dessa forma, praticamente qualquer líquido não gruda na embalagem, evitando assim o desperdício.

A princípio, esse projeto foi desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, pelo professor Kripa Varanasi e seus alunos. Mas depois, ao ver o potencial dessa criação, eles acabaram criando uma empresa dedicada apenas a esse projeto. O produto ainda não está disponível no mercado.

Veja no vídeosabaixo o que esse material é capaz de fazer ao despejar uma manteiga de amendoin:

A redução do desperdício de alimentos está ligada a visão de futuro Indústria Agroalimentar Sustentável –Valorização de Resíduos, presente no  Roadmapping da Indústria Agroalimentar.

Basta-se saber se a película que reveste a superfície interna do recipiente é segura visando a interação com o alimento a ser condicionado.

Fonte: Olhar Digital via Catraca Livre

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube