Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Valorização de Resíduos é pauta do Desafio de Projetos Integradores lançado pelo Senai

Publicado em 02/03/2015

A transformação de resíduos industriais em aplicações que produzam valor à sociedade é um dos desafios propostos para os quase 3 mil alunos que participarão da competição.

Está sendo lançado em todo o Brasil o Desafio Senai de Projetos Integradores. A iniciativa é do Senai Nacional, com apoio do Senai Centro Internacional de Inovação, no Paraná.

clique para ampliarclique para ampliarOs quatro desafios propostos aos participantes (Foto: Divulgação)

A competição vai envolver alunos e professores de cursos técnicos em torno de quatro desafios relacionados à transformação de resíduos industriais em aplicações que produzam valor à sociedade, à ampliação do uso de energia renovável em residências ou em empresas, à mobilidade urbana  com tecnologias e sistemas de informação e comunicação eficientes, e à otimização do uso da água nos processos de fabricação, com soluções econômicas.

De acordo com Elaine Cristina de Andrade, da área de Educação Empreendedora e Investimento Privado do Senai, o desafio tem dois pontos principais. “O primeiro é a integração dos alunos para que durante o aprendizado por projetos, se inspirem no caminho do empreendedorismo e vislumbrem novas oportunidades no real contexto em que estão inseridos. O segundo é vincular o aprendizado técnico com mais um curso diferente, o que se transforma em desafio para o aluno e para o docente orientador”, diz.

Avaliações regional e nacional

Está prevista a participação de cerca de 2.800 alunos no país, interagindo e postando suas ideias e soluções, na plataforma www.inovemaispr.com.br . As soluções serão trabalhadas ao longo do semestre em sala de aula, sendo que ao final dos seis meses serão avaliadas por uma banca regional e, depois, por uma banca nacional. Os melhores projetos serão premiados.

Segundo Elaine, a equipe do Senai Centro Internacional de Inovação vem trabalhando há um ano no desenvolvimento desse projeto para fortalecer a cultura pelo empreendedorismo inovador em sala de aula, e fortalecendo a equipe de docentes para promover a educação empreendedora com os alunos. “Foram capacitados mais de 60 docentes e 40 interlocutores regionais de todo o Brasil como multiplicadores da metodologia de Projetos Integradores. Esperamos aproximadamente 700 ideias postadas pelos alunos ao longo do semestre”, afirma.

Metodologia Senai

Rosane Lara, gerente de Educação Profissional e Tecnológica, explica que esforços vêm sendo dedicados à incorporação efetiva da Metodologia Senai de Educação Profissional no processo de ensino e aprendizagem. “E é nesse contexto que o Desafio Senai de Projetos Integradores se insere, pois permite de forma concreta o necessário diálogo entre as diferentes unidades curriculares, colocando o aluno em um mundo real, da tecnologia e da ciência, da construção do conhecimento, da autoria, da curiosidade, da investigação e da descoberta, resultando na conversão  do conhecimento e capacidades em produtos”, afirma.

Para Rosane, a competição reúne critérios teóricos e práticos aos conceitos de educação, gestão empreendedora, estratégica e de inovação. “O trabalho pedagógico com foco nos Projetos Integradores reorganiza significativamente os processos de ensino e permitirá a seleção e avaliação de projetos de empreendedorismo e inovação elaborados por alunos e docentes.

A gerente acrescenta que o Projeto Integrador é uma das estratégias de aprendizagem desafiadoras propostas pela Metodologia Senai de Educação Profissional. “Essa prática contribui consistentemente para o diálogo entre as Unidades Curriculares, inserindo o aluno no contexto da tecnologia, da ciência, da construção de conhecimento, da descoberta e da motivação intelectual”, conclui.

Portal InoveMais

Lançado em 2014, pelo Senai no Paraná, o InoveMais é uma ferramenta que tem o objetivo de agilizar a captação de ideias no campo da inovação e da competitividade. O projeto une duas importantes áreas estratégicas do setor produtivo: indústrias interessadas em criar novos produtos e formas de gestão e setores organizados da sociedade civil, como as universidades, onde o conhecimento é capaz de fazer toda a diferença para agregar valor, gerar emprego e renda e estabelecer novas referências no campo da inovação. Com a finalidade de estreitar a relação entre a universidade e a indústria, o InoveMais também disponibiliza conteúdos sobre fomento, editais, serviços, institutos de pesquisa, agências e institutos de inovação, parques tecnológicos, instituições científicas e tecnológicas, notícias e eventos.

Fonte: Agência Fiep

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube