Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Produtores de carne do Pampa Gaúcho recebem recursos para produção

Publicado em 03/10/2014

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destinou recursos para o fortalecimento da Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (Apropampa), responsável pela gestão e defesa da indicação geográfica “Pampa Gaúcho da Campanha Meridional”.

pampa gauchoA intenção do projeto voltado para a Apropampa, e que será executado em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, é fortalecer as condições estruturais, operacionais e promover o associativismo, buscando agregar valor em torno da produção sustentável da carne produzida nesta parte do território gaúcho.

A proposta foi construída conjuntamente pelos técnicos da Embrapa, da Associação de produtores e da Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O projeto visa proporcionar condições para que a Apropama se torne auto-sustentável, cresça em número de associados e possa assumir um papel de protagonista frente à cadeia produtiva da carne bovina na região.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, as indicações geográficas são um importante mecanismo de desenvolvimento regional, que visam assegurar a origem e qualidade dos produtos, além do conhecimento dos produtores vinculados à área delimitada.

Atualmente, são 48 IGs registradas no Brasil, entre nacionais e estrangeiras, sendo 40 na espécie de Indicação de Procedência (IP) e 8 na espécie Denominação de Origem (DO). O Pampa Gaúcho da Campanha Meridional é a terceira IG brasileira e única IG nas Américas para a carne bovina, tendo seu registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em 2006.

Por Andre Sulluchuco em CarneTec

Disponível em: http://www.carnetec.com.br/Industry/News/Details/53276#sthash.6ngZLYOm.dpuf

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube