Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Braskem fecha contratos de plástico verde com 20 empresas

Publicado em 12/08/2010

"A Braskem já tem contratos fechados com cerca de 20 empresas para o fornecimento da "resina verde" que será produzida a partir do mês que vem no complexo petroquímico de Triunfo, no Rio Gra ..."
A Braskem já tem contratos fechados com cerca de 20 empresas para o fornecimento da "resina verde" que será produzida a partir do mês que vem no complexo petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul. O foco está no exterior, dado que mais de dois terços da produção da unidade serão dedicados à exportação, de acordo com o vice-presidente executivo da divisão de polímeros do grupo, Rui Chammas.Entre os futuros consumidores - que vão empregar o insumo na fabricação de embalagens e outros produtos plásticos - estão a produtora brasileira de cosméticos Natura e a fabricante de brinquedos Estrela, além do grupo Acinplas e a francesa Sphere, dedicados à produção de embalagens plásticas para alimentos.

A lista ainda inclui a argentina Petropack - do segmento de filmes para embalagens alimentícias - e grupos globais, como as empresas de produtos de higiene pessoal e cosméticos Johnson Johnson e Shiseido.

Por último, a Procter Gamble (P G) anunciou hoje o plano de utilizar plástico de fontes renováveis durante um evento em São Paulo com a participação da modelo Gisele Bündchen, garota-propaganda da linha de tratamento capilar Pantene, um dos primeiros produtos do grupo a receber as "embalagens verdes".

Outros nomes seguem mantidos em confidencialidade pela Braskem, que produzirá, em Triunfo, 200 mil toneladas anuais de polietileno verde a partir do consumo de 460 milhões de litros de etanol de cana-de-açúcar, o que a colocará entre os três maiores compradores do produto no país.

"Vamos ter demanda para as 200 mil toneladas e boa parte (desse volume) já foi contratada", afirmou Chammas, presente ao evento da parceria com a P G.

 Segundo o executivo, em geral, os contratos são de longa duração, com prazos superiores a dois anos. Ele conta que a empresa tem encontrado boa receptividade às resinas verdes nos mercados europeu, asiático e americano. A iniciativa está inserida no plano que visa consolidar a Braskem como uma produtora mundial de química sustentável, o que inclui a possibilidade de levar projetos de resinas verdes a outros países.

No momento, a empresa se debruça em estudos para viabilizar a produção em escala comercial de polipropileno por meio de fontes renováveis. De acordo com Chammas, o grande desafio tem sido encontrar inovações para reduzir o custo no processo industrial.

No entanto, a Braskem está acelerando o passo para alcançar suas metas de sustentabilidade. Já no próximo mês - dentro de uma parceria com a Unicamp e a empresa dinamarquesa de bioinovação Novozymes -, está prevista a abertura de um laboratório em Campinas com foco nas pesquisas sobre matérias-primas renováveis.

 (Eduardo Laguna | Valor)

Fonte: O Globo  em 12 de Agosto de 2010

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube