Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

5º Mini Fórum - Aplicação de Ingredientes Funcionais: Bebidas é realizado em Curitiba

Publicado em 11/11/2015

Evento aconteceu na UFPR - Campus Botânico com a participação de diversas instituições relacionadas à área de alimentos e bebidas.

Curitiba voltou a sediar esta que foi a 5ª Edição do evento, no dia 18 de Setembro. Com temas relacionados à bebidas funcionais, o Mini Fórum aconteceu no Setor de Ciências da Saúde da UFPR, paralelamente a XIV Jornada Farmacêutica (JOFAR).

Foram mais de 130 participantes, dentre empresários, pesquisadores, especialistas que atuam nas áreas de alimentos e bebidas funcionais bem como estudantes de graduação e pós-graduação de cursos da área de alimentos.

clique para ampliarclique para ampliarApresentação Tovani Benzaquen (Foto: Observatórios/Sesi/Senai/IEL)

Esse evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) que atende a visão de futuro que aponta o Paraná como Referência no Desenvolvimento de Produtos Funcionais e para Fins Especiais decorrente do Projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Setor Agroalimentar, juntamente com o Departamento de Farmácia da UFPR.

Participaram da Equipe de apoio e organização geral do evento os alunos do curso de Farmácia ligados a organização da JOFAR.

A abertura contou com a participação de Grace Wille, pesquisadora e professora do Departamento de Farmácia da UFPR, representando a instituição âncora do Evento e o Grupo de Trabalho. Também de Carla Simão, representando a equipe dos Observatórios Sesi/Senai/IEL.

Durante a manhã os presentes puderam acompanhar os fatores que influenciam o consumo de alimentos e bebidas, as tendências de mercado e oportunidades de melhoria na indústria na palestra “Desenvolvimento de alimentos – desafio da indústria” ministrada por Mônica Ikeda, pesquisadora na empresa Granotec/Granolab do Brasil.

O case de sucesso em bebidas inovadoras da empresa Qualinova foi apresentado pelo seu sócio empreendedor Alisson Heide Sato. O mesmo relatou a cronologia da empresa, sobre o processo de criação de produtos e participação em programas e editais de apoio para o desenvolvimento de suas bebidas prontas para consumo e das ecotampas.

As atividades da manhã foram concluídas com a representante da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais, Maria Thereza Johnsson Campos Vicentine, que apresentou os “Aspectos Regulatórios dos Alimentos com Alegação de Propriedade Funcional”.

A programação da tarde foi iniciada com os representantes da Tovani Benzaquen, Mariana Brandão e Ricardo Michelini, ministrando o tema “Inovação Em Bebidas com Ingredientes Funcionais” em que puderam demonstrar as principais linhas de insumos desenvolvidos para aplicação em bebidas funcionais.

O tema “Como comunicar o seu produto funcional” foi apresentado por Roger Rieger, CEO da Komm Design Group. O mesmo expôs estratégias integradas em marketing, comunicação e design para o desenvolvimento de marcas e negócios, trazendo diversos exemplos de sucesso aplicados à indústria de alimentos.

A programação do 5º Mini Fórum - Aplicação de Ingredientes Funcionais: Bebidas foi finalizada com a analista de negócios do IST em Alimentos e Bebidas, Larissa Menon dos Santos, que demonstrou um panorama das Tendências na Alimentação, cases desenvolvidos em Inovação de produtos através do Edital Senai Sesi de Inovação na apresentação “Inovação a serviço da competitividade: cases e tendências em alimentos e bebidas”.

clique para ampliarclique para ampliarParte da Equipe de Organização (Foto: Observatórios/Sesi/Senai/IEL)

A adesão ao Mini Fórum foi gratuita mediante a doação de 1Kg de alimento não perecível, o montante desses alimentos foram doados à FEPE, Fundação Ecumênica De Proteção Ao Excepcional, de Curitiba.

Acompanhe neste Blog Setorial mais notícias sobreos trabalhos da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping Indústria Agroalimentar

Consulte a Agenda dos Encontros de Articulação, que ocorrem na FIEP, em Curitiba.

Contato: observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br 

Fonte: Observatórios Sesi/Senai/IEL.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube