Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O Sistema Fiep promove nesta quinta-feira (1º), a partir das 13 horas, em Curitiba, o Workshop Paranaense de Educação para o Mundo do Trabalho. O evento faz parte de uma mobilização lançada em maio pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que tem o objetivo de identificar ações que podem ser adotadas em curto e médio prazo para melhorar o sistema educacional brasileiro. O Paraná é o primeiro estado a realizar um workshop regional dentro desse movimento, que terá reuniões similares em todas as unidades da federação.
O encontro paranaense, que acontece no Cietep, sede do Sistema Fiep no Jardim Botânico, é aberto para convidados e vai reunir empresários e educadores, além de representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil em geral. Eles serão estimulados a propor ações concretas para uma agenda em prol da educação brasileira. O evento também terá uma palestra com o sociólogo Candido Alberto Gomes, Ph.D. em educação e professor da Universidade Católica de Brasília.
Ao fim da série de workshops estaduais, a CNI vai consolidar as sugestões apresentadas nos encontros, que servirão como base para um documento com metas a serem alcançadas para melhorar os indicadores do ensino profissionalizante no país. Segundo a CNI, atualmente apenas 6% dos jovens brasileiros optam por cursos técnicos de nível médio, enquanto a média nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) supera os 40%.
A entidade acrescenta ainda que, hoje, somente 17% dos estudantes brasileiros conseguem uma vaga no ensino superior. Dos que ficam fora das universidades, a grande maioria interrompe os estudos sem ter sequer uma hora de aula preparatória para ocupar um emprego. Essa falta de preparo para o mercado de trabalho é apontada como uma das principais causas para que o Brasil tenha baixo índice de produtividade, que chega a ser metade do registrado na Coreia do Sul e cinco vezes menor que nos Estados Unidos.