Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Outubro Rosa16/10/2012

Unidades realizam atividades em todo o Estado

Ações visam chamar atenção para a prevenção do câncer de mama e cuidados com a saúde da mulher

Durante todo o mês de outubro, é comemorado mundialmente o Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, na década de 20.

No Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), localizado em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa. Desde então, empresas e entidades de todo o Brasil realizam uma série de atividades para prevenir o câncer de mama. 

clique para ampliar clique para ampliarOs estudantes apresentaram os resultados das pesquisas realizadas durante a oficina de aprendizagem Não provoque, é cor de rosa choque (Foto: Gilson Abreu)

No Colégio Sesi Esic/Hauer, em Curitiba, os alunos realizam uma série de atividades durante toda a semana. Nesta terça-feira (16), os alunos da Oficina de Aprendizagem "Não provoque, é cor de rosa choque" apresentaram os resultados das pesquisas para os demais estudantes. "É uma oficina que aborda a equidade de gênero e o empoderamento da mulher na sociedade. Toda a pesquisa teve como base os documentos e estudos da ONU Mulheres, organismo das Nações Unidas que se dedica a ações de igualdade de gênero e atendimento às demandas de mulheres e meninas de todo o mundo", explicou o professor de Filosofia, Gilvani Alves de Araújo.

"É um tema muito interessante que muitas vezes não damos a devida atenção. Estamos aprendendo muito, mas quem realmente aproveita mais são as meninas, que já estão aprendendo a se prevenir contra o câncer de mama", disse Bruno Rodrigo de Lima, aluno do 3º ano. 

clique para ampliar clique para ampliarO Outubro Rosa foi divulgado pela colaboradora do Sistema Fiep, Janini Silvano, durante uma aula de ginástica laboral na empresa Krindges (Foto: Divulgação)

No dia 10 de outubro, 240 colaboradores da empresa Krindges  de Foz do Iguaçu, conheceram um pouco mais sobre a importância da prevenção do câncer de mama  e do mês dedicado à saúde da mulher por meio de ação promovida pelo Sesi. Durante a aula de ginástica laboral, a professora da área de lazer do Sesi em Foz do Iguaçu, Janini Silvano, explicou a importância da prevenção e como cada um poderia disseminar a ação para mais pessoas. Cada colaborador recebeu um laço rosa. Eles irão usar o laço como forma de simbolizar a prevenção e os cuidados com a saúde da mulher.

 

 

clique para ampliar clique para ampliarFaixas rosas simbolizam a importância da prevenção ao câncer de mama e cuidados com a saúde da mulher (Foto: Divulgação)

Para comemorar o Outubro Rosa, a fachada da sede da Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), localizada em São José dos Pinhais, está decorada com faixas da cor rosa, simbolizando a atenção com a saúde da mulher. No próximo dia 23 também acontecem na sede da Famec palestras sobre o câncer de mama, de colo do útero e prevenção. Mais informações no site da Famec.

A sua unidade realizou ou vai realizar alguma atividade em comemoração ao Outubro Rosa? Envie uma foto com um breve relato para o e-mail nossosistema@fiepr.org.br. No final deste mês colocaremos todas as ações encaminhadas no boletim Nosso Sistema.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.