Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O Sistema Fiep vai receber em novembro a renovação de seu Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, oferecido pela secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo federal. Em todo o Brasil 68 organizações serão contempladas com o selo - um reconhecimento público pelas ações desenvolvidas no ambiente profissional. O Sistema Fiep é o único representante do Sistema S neste programa.
Lançado em 2005, o principal objetivo do selo é combater a discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego, promovendo o equilíbrio e a igualdade de oportunidades e de tratamento entre mulheres e homens e entre pessoas de diferentes raças no ambiente de trabalho.
O Programa Pró Equidade de Gênero e Raça é dirigido a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas. A adesão é voluntária e, ao participar, a organização elabora seu perfil e um plano de ação bianual, onde explica quais serão suas formas de atuação transversal e interseccional. A empresa que alcançar a maior parte das metas definidas recebe o Selo Pró Equidade de Gênero e Raça.
Inicialmente, o Sesi no Paraná participou e recebeu o Selo Pró Equidade na 3ª edição do Programa, em 2010. Em 2012, Sesi e Senai no Paraná obtiveram o Selo ao comprovarem a execução do Plano de Ação apresentado para a 4ª edição. E nesta 5ª edição, o Sistema Fiep foi contemplado com o reconhecimento da implantação de um programa sistêmico.
Na visita de monitoramento, realizada em julho, a coordenadora geral do programa no governo federal, Simone Schaffer, destacou o quanto enxerga o Sistema Fiep como referência neste tema no Paraná.
Confira as ações que levaram o Sistema Fiep a ser reconhecido por suas ações de equidade:
- Capacitação para lideranças e Comitê Técnico com o tema “Diversidade no Ambiente de Trabalho”;
- Capacitação e orientações para equipes técnicas nas unidades em todo o Paraná e avaliação do tema nas unidades e áreas;
- Elaboração da Política de Valorização da Diversidade do Sistema Fiep;
- Elaboração de Diretrizes de Comunicação Inclusivas;
- Grupo de Discussão sobre Diversidade na rede social interna;
- Programa de Prevenção ao Assédio;
- Pesquisa: Estudo sobre Equidade em Mecanismos de Gestão de Pessoas;
- Diretrizes para que mães e pais possam acompanhar familiares em situações especiais de saúde (NG 40);
- 1º Programa de Estágio para Pessoas Negras do IEL-PR;
- Sala de Apoio à Amamentação no prédio sede em Curitiba;
A cerimônia de entrega do selo será em Brasília, no dia 24 de novembro.