Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Cooperação técnica09/10/2012

Sistema Fiep discute parcerias com universidade e governo de Hamburgo

Comitiva comandada pelo presidente Edson Campagnolo também visitou o porto da cidade alemã, o segundo mais importante da Europa

 

clique para ampliar clique para ampliarEdson Campagnolo e o diretor-executivo da Eurogate, Gunther Bonz, que administra um dos terminais de contêineres do Porto de Hamburgo (Foto: Divulgação)

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, reuniu-se na segunda-feira (8) com representantes do poder público e de instituições de ensino e pesquisa da cidade de Hamburgo, na Alemanha. Campagnolo comanda uma comitiva do Sistema Fiep que está prospectando oportunidades de acordos de cooperação tanto para a ampliação de negócios entre empresas paranaenses e alemãs, como para a transferência de tecnologia e conhecimentos para as indústrias do Estado.

O primeiro compromisso da comitiva foi uma visita à Universidade de Hamburgo. Campagnolo foi recebido pelo professor Gerhard Müller, diretor do departamento de cooperação internacional, que apresentou possibilidades de cooperação com o Sistema Fiep para o desenvolvimento tecnológico do quadro técnico do Senai. "Algumas possibilidades são o intercâmbio de docentes e o desenvolvimento de projetos de tecnologia aplicada aos processos industriais para os novos institutos Senai de Inovação e de Tecnologia", explicou o presidente da Fiep, referindo-se aos novos centros que serão implantados no Estado nos próximos anos, dentro do Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira.

Em seguida, a comitiva do Sistema Fiep se reuniu com representantes do governo de Hamburgo, que tem status de cidade-estado. No encontro, foram debatidas possíveis parcerias com agências de promoção de negócios internacionais, com o objetivo de aproximar comercialmente empresas alemãs e paranaenses. E, mais uma vez, a cooperação com instituições de tecnologia de Hamburgo esteve em pauta.

Eurogate
Ainda na segunda-feira, a comitiva do Sistema Fiep conheceu o Porto de Hamburgo, o segundo mais importante da Europa. A visita da comitiva foi ao Eurogate, um dos terminais de contêineres do porto, gerido pela iniciativa privada. Para o presidente da Fiep, o modelo de gestão do Eurogate e do Porto de Hamburgo deve servir de exemplo para os terminais brasileiros e, especialmente, paranaenses.

"Temos acompanhado de perto a situação do Porto de Paranaguá, que é estratégico para o setor produtivo do nosso Estado e precisa aumentar sua eficiência", disse Campagnolo. "Por isso é fundamental conhecer algumas das melhores práticas internacionais nessa área, como é o caso do Eurogate", completou. Na visita, a comitiva do Sistema Fiep foi recebida pelo diretor-executivo do Eurogate, Gunther Bonz. Leia a matéria completa clicando aqui.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.