Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Coluna RH27/11/2012

Sistema Fiep apoia o Dia Mundial de Combate à Aids e DSTs

clique para ampliar clique para ampliarDia Mundial de Combate à Aids é em 1º de dezembro (Foto: Divulgação)

A área de Recursos Humanos do Sistema Fiep, por meio do SESMT, está apoiando as ações de conscientização em prol do 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids e DSTs.

Você sabe o que são DSTs? As doenças sexualmente transmissíveis (DST) ocorrem, principalmente, por contato sexual sem o uso de preservativo (camisinha) com uma pessoa infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.  Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. Outra DST grave é a hepatite, uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, bem como pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus B, C e D. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves. Por isso é importante consultar um médico periodicamente e se prevenir.

Prevenção - Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. Caso não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (136).

Inaugurado em Londrina programa Mais Vida na região Norte

clique para ampliar clique para ampliarSegunda turma do programa Mais Vida, da região Norte (Foto: Divulgação)

Nos dias 20 e 21 de novembro aconteceu, no Sesi em Arapongas,  a segunda turma do programa Mais Vida, da Região Norte. Trata-se de um programa de qualidade de vida promovido pelo RH e Gestão Social Interna. Participaram colaboradores e colaboradoras do Sesi e do Senai das unidades de Arapongas, Apucarana, Bandeirantes e Santo Antonio da Platina.

O conteúdo desse módulo foi trabalhado pelo consultor parceiro, Armelino Girardi, com a participação de Vera Amaral, Olívia Oliveira e Leticia Pellegrin, respectivamente representantes da Gerência de Recursos Humanos e Gestão Social Interna. Nesses dois dias, as pessoas puderam olhar para si mesmas,  perceber como estão interagindo nas diversas dimensões de sua vida e eleger prioridades para conseguir alcançar suas metas.

Encontro do projeto de cooperação aconteceu em Curitiba, com colaboradores da GAUD
Nos dias 7 e 8 de novembro, os nove colaboradores da GAUD – Gerência de Auditoria Interna participaram de um encontro do Projeto Cooperação, que aconteceu em Curitiba. O objetivo foi estimular e fortalecer as competências e habilidades da equipe de auditoria interna, voltando-as para o espírito de cooperação e integração contínuas, pela exposição de questionamentos, críticas e sugestões, para melhoria dos pontos fracos e aperfeiçoamento dos pontos fortes da comunicação entre seus integrantes. O RH, na presença da consultora interna, Marcia Morini, acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.