Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




07/05/2013 - Atualizado em 08/05/2013

Sistema Fiep amplia parcerias com instituições francesas

Visitas à UTC e ao CNAM fecharam a missão da entidade à Europa e Ásia que buscou novas alianças estratégicas com organizações internacionais
clique para ampliar clique para ampliarOs presidentes da Fiep, Edson Campagnolo, e da UTC, Alain Storck, assinam protocolo de intenções entre as entidades (Foto: Divulgação)

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, assinou nesta semana acordos de cooperação e debateu a possibilidade de parcerias com instituições francesas de ensino e pesquisa tecnológica. A visita à França encerrou uma missão de Campagnolo à Europa e Ásia, que teve o objetivo de buscar novas alianças estratégicas entre o Sistema Fiep e organizações internacionais, além da prospecção de oportunidades de negócios para a indústria paranaense.

O primeiro compromisso do presidente da Fiep na França foi uma visita à Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC). O Sistema Fiep, especialmente por meio do Senai, Sesi e IEL, já mantém atividades em conjunto com a UTC desde 1984, principalmente na troca de experiências entre diretores e técnicos das instituições. No Paraná, por exemplo, professores da UTC já ministraram oficinas na área de saúde e segurança no trabalho. Além disso, as Faculdades da Indústria do Sistema Fiep oferecem um MBA em Gestão Estratégica da Inovação que tem um módulo internacional realizado na universidade francesa.

Durante a visita de Campagnolo, ele e o presidente da UTC Alain Storck assinaram um protocolo de intenções entre as duas instituições, que deve ampliar ainda mais esse intercâmbio. “Pela experiência de anos de parceria entre as instituições, e pela motivação de ambas na continuidade desta aliança, tenho certeza que nossas equipes vão buscar desenvolver ações de alto nível referentes a programas de formação e atualização profissional e intercâmbio de pessoas e tecnologia”, afirmou o presidente da Fiep. Para Alain Storck, o acordo certamente vai reforçar a parceria entre UTC e Sistema Fiep. “Este protocolo de intenções tem tudo para levar à criação de uma antena institucional da UTC na Fiep e da Fiep na UTC”, ressaltou.

clique para ampliar clique para ampliarO presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o diretor de relações internacionais do CNAM, Laurent Perez, e o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares (Foto: Divulgação)

Intercâmbio
A formação de engenheiros, profissionais-chave para o crescimento da indústria, também foi discutida por Campagnolo com representantes do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), segunda instituição visitada pelo presidente da Fiep na França. Além de oferecer capacitações em nível técnico e de tecnólogo, o CNAM possui uma série de cursos de graduação, especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado, que incluem a área de engenharia. 

Leia aqui a matéria completa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.