Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Soluções e Inovação22/03/2011 - Atualizado em 23/03/2011

Sesi Ergonomia: os cuidados com a saúde e estilo de vida do trabalhador

"A Ergonomia é a disciplina científica que trata da compreensão das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema; é a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos, a projetos que visam otimizar o bem-estar humano e a performance global dos sistemas." (Associação Internacional de Ergonomia - IEA - 2000). Saiba quais são as iniciativas do Sesi PR nessa área na entrevista com Maria do Rocio Buczek, do Sesi.,

NS: Como é o trabalho do Sesi Ergonomia nas empresas/indústrias?
Maria:
O trabalho realizado pelo Sesi PR nas indústrias/empresas é de identificar riscos ergonômicos existentes nos postos de trabalho e propor sugestões de melhorias/transformações visando adequar os postos de trabalho aos limites e capacidades do indivíduo, aperfeiçoar as condições de trabalho buscando a eficiência, produtividade e qualidade; prevenir acidentes e doenças ocupacionais e proporcionar conforto, segurança, bem-estar e satisfação no trabalho.

NS: Quais são as metodologias aplicadas?
Maria:
Para o reconhecimento e análise dos riscos ergonômicos nos postos de trabalho o Sesi utiliza a metodologia Análise Ergonômica do Trabalho - AET. O trabalho realizado envolve a análise da demanda e contexto para situar os problemas e direcionar ações nas industrias/empresas, análise global, como evolução técnica, posicionamento no mercado, dados de crescimento, análise da produção dos trabalhadores e tarefas prescritas pela organização, fixadas pela empresa, além das tarefas reais, ou seja, o que o esse trabalhador realiza com os meios oferecidos pela empresa podendo, pela necessidade, ser alterada da prescrição, além de tudo aquilo que o trabalhador faz para executar a tarefa: gestos, palavras, regulações, modo operatório, entre outros.  

Além disso também são realizadas observações abertas e sistemáticas das atividades com a coleta de dados no posto de trabalho com o trabalhador executando a(s) tarefa(s), com aplicação de ferramentas específicas da ergonomia, realização de diagnóstico a partir dos levantamentos de dados para compor a análise das situações. Após as devidas análises, ainda são feitas sugestões de melhorias e/ou transformações nos postos de trabalho, organização do trabalho, ambiente e produção, além da apresentação de um cronograma de implementação dessas melhorias.

NS: Quais são as vantagens para as empresas que aderem as atividades do programa?
Maria:
As empresas que realizam essas análises ficam conhecidas como empresas que se preocupam com seus funcionários, fornecendo condições adequadas para a saúde e vida do trabalhador. Entre as vantagens em destaque está a otimização do desempenho profissional, consequentemente aumento de produtividade, fornecimento de dados para elaboração de manuais, normas e procedimentos para trabalho, racionalização das tarefas. Além disso as vantagens também estão no minimizar os dispêndios energéticos; melhora no conforto do ambiente do trabalho; diminuição  da ocorrência de doenças ocupacionais oriundas dos postos de trabalho, redução das despesas com tratamentos médicos e cirúrgicos; ações trabalhistas, estresse ocupacional e absenteísmo. As ações também auxiliam a empresa a adequar a legislação vigente referente às questões ergonômicas.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.