Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O Serviço Social da Indústria – Sesi e a Rede Globo promovem, no dia 18 de maio, no Parque Cachoeira, em Araucária, mais uma edição da Ação Global, o grande mutirão da cidadania, que reúne voluntários de empresas e instituições de diferentes setores. Durante o dia, das 9h às 17h, eles irão atender a população com serviços nas áreas de cidadania, educação, saúde, cultura, esporte e lazer. Cerca de 15 mil pessoas devem comparecer ao evento e a previsão é prestar mais de 40 mil atendimentos.
A Ação Global é um evento de âmbito nacional, que acontece em cidades de todos os Estados, no mesmo dia. Realizado desde 1995, já beneficiou mais de 16,8 milhões de pessoas no Brasil e prestou mais de 27,3 milhões de atendimentos.
Segundo a gerente de Operações da unidade do Sesi e coordenadora da Ação Global em Araucária, Débora de Lara, o mutirão pela cidadania será um momento especial, com uma grande rede de parceiros dando apoio. “A população terá acesso a muitas oportunidades em saúde, cuidados pessoais, profissionais, educação, cidadania, cultura e lazer. Já ultrapassamos em 20% o número estimado de parcerias”, comemora a gerente.
Um dos destaques da Ação Global em Araucária será o casamento coletivo. Vinte casais vão poder oficializar sua união durante o evento, sem custo algum. A população terá acesso ainda a outras ações de cidadania como, por exemplo, o cadastro da carteira de trabalho e de outros documentos, sem precisar pagar a taxa de inscrição. Haverá, também, orientação sobre FGTS/PIS e habitação.
O INSS participará dando orientação sobre benefícios, requerimento de auxílio doença, salário maternidade, requerimento de pensão por morte, inscrição na Previdência Social e emissão de GPS – Guia da Previdência Social (NIT). Para todos esses serviços é preciso que os cidadãos levem os seguintes documentos: NIT, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade.