Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Competitividade19/06/2012

Senai realiza workshop de instalação do Instituto de Inovação

Representantes de empresas e de academias participaram do encontro, que buscou definir a demanda do setor industrial e definir a atuação do ISI do Paraná, que terá foco em eletroquímica

 

clique para ampliar clique para ampliarO encontro aconteceu no Cietep e o objetivo foi identificar a demanda do setor industrial e definir a atuação do ISI (Foto: Gelson Bampi)

Foi realizado nesta terça-feira o workshop de instalação do Instituto Senai de Inovação (ISI), um dos principais empreendimentos previstos, para o Paraná, dentro do Programa de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira. Iniciativa do Senai DN, o programa terá investimentos de R$ 1,9 bilhão, dos quais R$ 176 milhões  no Paraná. ´

O estado terá oito novos centros de formação profissional, cinco institutos de tecnologia e mais o Instituto de Inovação. O ISI do Paraná será focado na área de eletroquímica, com atuação transversal a outras áreas de conhecimento. Ele comporá a rede de 22 institutos de inovação que o Senai implanta no Brasil e atenderá a demanda não só do setor industrial paranaense, mas de todo o Brasil.  

Identificar demandas - Conduzido pelo gerente da unidade Senai/Centro de Inovação, Filipe Cassapo, que será o gestor do ISI, o workshop reuniu representantes das indústrias e da academia. O objetivo foi identificar as demandas do setor em inovação e identificar quais laboratórios, equipamentos e perfil dos profissionais que atuarão no instituto, a fim de atender essa demanda.

 O trabalho teve o apoio dos consultores do Senai Nacional Carlos Alberto Bork, Alberto Xavier Pavim e Mateus de Freitas. "O Senai DN está apoiando os departamentos regionais na implantação dos Institutos de Inovação", explicou Mateus Freitas. Além de detalhar o programa, os representantes do DN trouxeram a metodologia que permite a identificação das demandas das indústrias.

O encontro teve a presença do diretor regional do Senai-PR, Marco Secco, da gerente de Serviços Tecnológicos e Inovação, Sônia Parolin,  e do assessor de apoio à competitividade do Senai-PR, Jorge Luiz Jacon. Foi o terceiro departamento regional a realizar o workshop. Os primeiros foram no Rio Grande do Sul e São Paulo. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.