Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A Olimpíada do Conhecimento, realizada todos os anos pela Senai, sendo uma etapa estadual e outra nacional, é um dos momentos mais marcantes da entidade. Trata-se da maior competição de educação profissional das américas.
“O evento é uma verdadeira vitrine de talentos humanos, no qual os alunos competidores demonstram para a comunidade empresarial toda a competência profissional adquirida durante o desenvolvimento dos cursos oferecidos pela Instituição”, afirmou o coordenador regional das olímpiadas, Gilberto Baggio.
Segundo ele, o Senai no Paraná tem se destacado significativamente nas últimas competições. Na Etapa Nacional de 2012, classificou-se em terceiro colocado geral entre os vinte e seis Estados mais o Distrito Federal. “A conquista demonstra o alto nível técnico dos profissionais da entidade”, complementou Baggio.
Para o colaborador Marcio Luiz Debner dos Santos, que vai auxiliar na organização das Olímpiadas este ano, a competição é um espetáculo da formação profissional. Os alunos são desafiados a realizarem as mais difíceis tarefas que testam seus conhecimentos teóricos e práticos, habilidades e atitudes em suas áreas de formação. “Sem dúvida é um crescimento profissional e pessoal para todos que participam. São dias de muita responsabilidade, equilíbrio psicológico, emoção e superação. A cada evento que participo volto uma pessoa diferente. É um privilégio poder fazer parte deste evento”, conta.
Gabriel D’Espíndula, que foi aluno do Senai e atualmente é professor da entidade, já recebeu medalha de ouro na Olímpiada do Conhecimento estadual e nacional. Ele também recebeu a premiação na maior competição mundial de educação profissional, a WordSkills, realizada em Londres, em 2011.
Ele conta que o Senai ajudou no seu crescimento pessoal e desenvolvimento profissional. “Foi junto com a entidade que me tornei o que sou hoje. Não sei o que seria de mim sem o Senai”, revela.
Gabriel lembra quando começou a estudar na entidade, ele conheceu um grupo de alunos que se dedicavam para as competições. “Achei muito bacana, pois adoro desafios, e já fui perguntar como fazia para participar, e um professor me disse: - Você precisa se dedicar e ser o melhor”. A partir daí Gabriel não parou mais de estudar, buscar novos conhecimentos e conquistar medalhas e reconhecimento.
Além de ministrar aulas, Gabriel participa de projetos no Senai e prepara alunos para participação nas competições de educação profissional. “Tenho orgulho em dizer que trabalho aqui. Muitas pessoas antes de ir trabalhar apenas pensam na aposentadoria e em voltar logo pra casa, no meu caso, eu adoro o que faço, sou feliz trabalhando no Senai”, destacou.
Depoimento
Para a solenidade de aniversário dos 70 anos do Senai, realizado na sede do
Sistema Fiep, nesta terça-feira (12), Gabriel preparou um depoimento especial. O vídeo foi apresentado durante
as comemorações. Confira: