Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Durante os meses de agosto e setembro, o Senai, em parceria com a Escola Técnica de Construção Civil Philipp-Matthäus-Hahn-Schule, de Nürtingen, Alemanha, ofereceu aos técnicos da instituição, sindicatos dos setores da madeira e mobiliário e empresários um curso sobre técnicas de construção em woodframe e carpintaria de telhados. Os resultados do projeto, que teve duração de três semanas, foram apresentados na quarta-feira (18), na unidade do Sistema Fiep em São José dos Pinhais.
Reinaldo Tockus, gerente de Alianças Estratégicas do Senai no Paraná, explica que um dos objetivos da parceria entre a instituição e a escola alemã é fortalecer o mercado nacional do setor madeireiro. “Nossa produção, atualmente, é quase toda voltada para a exportação, o que gera uma grande dependência econômica e vulnerabilidade às crises. Uma das nossas estratégias para estimular o mercado é trazer novas tecnologias e aplicações, como foi o caso do woodframe, por exemplo”, diz.
Durante o curso os alunos elaboraram um protótipo, composto por três diferentes tipos de parede: uma formulada para atender a um ambiente interno; uma com a tecnologiawoodframe tropicalizada, conforme vem sendo utilizada no Brasil, e outra seguindo a legislação vigente na Alemanha. Para a elaboração do projeto do protótipo, foram realizados diversos estudos e simulações para otimização do conforto térmico e de controle da umidade.Leia mais.