Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Norte14/03/2011 - Atualizado em 15/03/2011

Senai apresenta referências e inspirações para o setor mobiliário

O Senai Paraná lançou hoje (15), às 9 horas, em Arapongas, o livro "Desejos & Rupturas: referenciais do mobiliário", uma evolução dos "Cadernos de Tendência e de Referência em Mobiliário" do Senai. O lançamento aconteceu durante a cerimônia de abertura do Ciclo de Palestras sobre Gestão do Design, promovido pelo Senai Arapongas. Desejos & Rupturas é resultado de uma ampla pesquisa coordenada pelo Programa de Gestão do Design, do Senai Nacional, com a participação de designers de 12 estados, entre eles o Paraná. A publicação está em sua nona edição. Esta é a primeira vez que a coordenação do material ficou sob a responsabilidade do Senai Paraná. Nos anos anteriores, o Senai Rio Grande do Sul era o responsável.

Ciclo de palestras aborda gestão do design
Na terça e quarta-feira (15 e 16), o Sistema Fiep, através do Senai e C2i, com o apoio do CNPq e Expoara, realiza o Ciclo de Palestras sobre Gestão do Design, que abordará inovação em design, ciclo de vida do produto, relação de funcionalidade e de logística reversa, bem como, aspectos ergonômicos e o impacto ambiental no uso de materiais e tecnologias por parte das indústrias moveleiras. As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Senai Arapongas capacita Auxiliares de Confecção

clique para ampliar clique para ampliarO Caminho da Profissão gera conhecimento e mais oportunidades para as pessoas no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

No dia 22 de fevereiro o Senai Arapongas realizou a formatura de mais uma turma do Programa Caminhos da Profissão. Os formandos são do Curso de Auxiliar de Confecção que foi realizado na cidade vizinha de  Sabaudia,  em parceria com a Prefeitura  Municipal do município. Estiveram presentes na cerimônia familiares de alunos, Equipe pedagógica do Sesi e Senai, o Secretário de Ação Social de Sabaudia e demais convidados.  


Alunos do Sesi e Senai visitam a empresa Jumbo

clique para ampliar clique para ampliarCoordenadores dos cursos técnicos do Senai e Diretores da Jumbo acompanharam a visita técnica. (Foto: Divulgação)

No dia 14 de fevereiro coordenadores do Senai Londrina e Diretoria do Colégio Sesi de Assaí proporcionaram aos seus alunos uma visita técnica à empresa Jumbo Tratamento Térmico. Os 45 alunos que participaram da visita puderam conhecer a importância da qualificação para o mercado de trabalho. Também participaram da visita o coordenador de Educação Profissional Senai Londrina,  Roberto Oliveira, a Coordenadora de Serviços Técnicos e Tecnológicos, Silvana Mali Kumura, a Coordenadora dos Cursos Técnicos SENAI Londrina, Lilian Amaral da Silva Souza, a Diretora Colégio SESI Assai, Cibelle Tagawa Ávila, o Diretor Presidente da empresa JUMBO, Michel Ângelo Bomtempo, o Diretor Industrial da Jumbo, Alaor Euzébio dos Santos e o Diretor de RH e Jurídico da empresa, Adailton Alves Maciel Junior.

Semana da Integração envolve alunos no Colégio Sesi Bandeirantes

clique para ampliar clique para ampliarInteghração contou com atividades como teatro e apresentações em slides, entre outras (Foto: Divulgação)

Entre os dias 7 e 11 de fevereiro alunos do Colégio Sesi Bandeirantes participaram da Semana da Integração - uma recepção especial para os estudantes. O objetivo foi mostrar a importância de cada um deles para o colégio e oferecer atividades como teatro e apresentações em slides, entre outras. Os professores do colégio pensaram em todos os detalhes para tornar o momento envolvente e fizeram a exposição dos pontos principais da metodologia de ensino-aprendizagem, revelando as atividades para o ano de 2011. Os professores também foram caracterizados para apresentar as oficinas e chamaram a atenção dos alunos, que ficaram empolgados para começar os trabalhos.

Bandeirantes inicia turmas do EJA

clique para ampliar clique
                                          para ampliarNo EJA, adultos voltam a estudar e ter uma nova oportunidade no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

O Colégio Sesi Bandeirantes iniciou em janeiro 2 turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo são 63 alunos matriculados, os quais não tiveram a oportunidade de estudar na infância ou que, por algum motivo, tiveram de abandonar a escola. O EJA representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento dessas pessoas, já adultas, contribuindo para o exercício da cidadania como condição para a plena participação na sociedade. As aulas acontecem à noite na Escola Municipal Santa Terezinha, duas  vezes por semana.

 
Senai visita Faculdade do Senai CIC e Telêmaco Borba

clique para ampliar clique
                                          para ampliarA unidade CIC recebeu a equipe de Londrina para a troca de experiências e ideias (Foto: Divulgação)

Na quinta e sexta-feira  (3 e 4) o Senai Londrina, através do gerente Alexandre Lourenço Ferreira e equipe, realizou uma visita técnica no Senai CIC/CETSAM e Telêmaco Borba. O gerente e sua equipe foram recebidos pelos gerentes das unidades, Alaer Cardoso Junior, do Senai CIC e Carlos Alberto Jakoracz, do Senai Telêmaco Borba. O objetivo da visita foi a realização de benchmarking referente às atividades de avaliação e credenciamento da Faculdade de Tecnologia e troca de experiência com os integrantes das Faculdades.

clique para ampliar clique
                                          para ampliarTelemaco Borba também recebeu o pessoal de Londrina para o benchmarking (Foto: Divulgação)

A visita e experiência conferida servirão de auxilio para o Senai Londrina, que ofertará cursos de Tecnologia em Fabricação Mecânica e Manutenção Industrial. Além dos gerentes de unidade, estiveram presentes os coordenadores de negócio do Senai Londrina, Elias Roque da Rosa, Roberto Oliveira e Juliana Cardoso dos Santos, os coordenadores dos cursos da Faculdade, Rômulo José Nicolau e Roberson Polimene Goes, além da secretária acadêmica da Faculdade, Anne Dias da Silva, e o coordenador executivo da Faculdade e dos programas de Pós e MBA do Senai Londrina, José Luiz Dalto.

 

Senai Londrina qualifica jovens para a área de construção civil

clique para ampliar clique para ampliarAlunos carentes receberam bolsa de R$ 700,00 por mês para não desistirem do curso e serem futuros profissionais em construção civil (Foto: Divulgação)

Uma parceria entre o Senai Londrina, Guarda Mirim e empresa A. Yoshi  Engenharia está transformado a escassez de mão de obra em oportunidades, através da qualificação de jovens para trabalhar na construção civil.  Com duração de 12 meses, os alunos que participam do projeto não precisam deixar de estudar durante o processo de aprendizagem e ainda recebem uma bolsa de R$ 700,00 por mês. O processo de aprendizagem envolve aulas práticas em canteiro de obra e aulas teóricas, com conteúdos de matemática aplicada à construção civil. Essa é a oportunidade que muitos alunos, vindos de famílias carentes, alimentem o sonho de aprender uma profissão e seguir os estudos.  Segundo o gerente do Senai Londrina, Alexandre Lourenço Ferreira, o conceito de trabalhador da construção civil mudou muito e , atualmente, a área é extremamente inovadora e trabalha com vários equipamentos, necessitando de jovens cada vez mais capacitados.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.