Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Cadeias Produtivas22/11/2010

Saiba o que são as Cadeias Produtivas Industriais

Saiba mais sobre as cadeias produtivas, uma das atividades do Sistema Fiep para a promoção do desenvolvimento das indústrias do Paraná através da entrevista com o Coordenador de Desenvolvimento Marcelo Antonio Percicotti da Silva.

NS: As Cadeias Produtivas Industriais fazem parte das principais atividades do Sistema Fiep relacionadas ao Fomento e Desenvolvimento. O que são essas cadeias produtivas? 

clique para ampliar clique para ampliarEquipe de Coordenação de Desenvolvimento (Foto: Divulgação)

Marcelo: Cadeia produtiva refere-se ao conjunto de etapas sucessivas pelas quais diversos insumos passam por algum processo de transformação até a composição de um produto final (vestuário, móveis, automóveis, etc.). Essa sucessão de operações interligadas, que vão desde a extração da matéria-prima, a produção e a distribuição, compõe os elos da cadeia produtiva.

NS: Quais são as principais atividades promovidas pelo Sistema Fiep nessa área? Para qual público elas são direcionadas?
Marcelo: A própria definição de cadeia produtiva estabelece que nenhum agente atua de forma isolada, sendo que a chave para o desenvolvimento de toda a cadeia consiste no aumento da sinergia entre seus elos. A Coordenação de Desenvolvimento atua no sentido de promover a competitividade das cadeias produtivas por intermédio de projetos estruturantes que aumentem a capacidade de coordenação entre os agentes e melhorem o desempenho empresarial. Nesse sentido, o nosso público prioritário são os sindicatos empresariais vinculados ao Sistema FIEP. Temos, na Coordenação de Desenvolvimento, uma equipe de 16 profissionais, dos quais 12 analistas técnicos com mestrado em Desenvolvimento Econômico, que respondem pelo atendimento a 18 cadeias produtivas que, reunidas, conseguem representar todos os nossos Sindicatos.  

Também entendemos que a competitividade de uma cadeia produtiva depende das condições competitivas das regiões. Portanto, desenvolvemos projetos e ações de fortalecimento de arranjos produtivos locais e aglomerados empresariais e apoiamos tecnicamente as ações das agências de desenvolvimento regional e Coordenadorias Regionais da FIEP.

NS: Quais são os principais resultados para o Sistema Fiep e os públicos atendidos pelas atividades desenvolvidas? 
Marcelo: Para se ter uma noção, de janeiro a setembro de 2010 realizamos 106 atividades, que se distribuem em 37 projetos, 7 ações permanentes e 62 atendimentos específicos. Os 37 projetos viabilizaram a captação de R$ 730.000,00 em recursos para diversos setores do Sistema e Sindicatos. Mais importante que isso são os resultados técnicos dos trabalhos desenvolvidos, entre os quais se pode citar: 

  • Câmara Temática do Petróleo e Gás do Sistema FIEP: composta por cinco grupos de trabalho que envolve empresários, instituições e poder público, tem o principal objetivo de aumentar a participação da indústria paranaense nos volumosos negócios dessa cadeia, principalmente o pré-sal. Atende todos os sindicatos empresariais associados a FIEP.
  • Política de Desenvolvimento Produtivo: instrumento de política pública para o desenvolvimento industrial que a Coordenação de Desenvolvimento contribui na elaboração técnica. Também atende toda a nossa comunidade industrial.

Além desses, pode-se citar, também: o Censo Industrial do Trigo, em parceria com o Sinditrigo; a Central de Vendas da Cal, em parceria com o Sindical; a Central de Resíduos, em parceria com o SIMOV e o Conselho da Indústria Moveleira; o APL do Leite em Ivaiporã, em parceria com o Sindileite; o APL da Madeira de Telêmaco Borba, em parceria com o Sindicato da Madeira; entre outros.  

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.