Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Dia Mundial da Água18/03/2013 - Atualizado em 20/03/2013

Saiba mais sobre a data, comemorada no dia 22

Confira também como cada um de nós pode colaborar para a economia da água
clique para ampliar clique para ampliar70% da superfície do planeta é composta por água, mas apenas 4% é para o consumo (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água, uma das substâncias mais importantes para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora 70% da superfície do planeta seja composta por água, apenas 4% é doce e própria para o consumo.

O "Dia Mundial da Água" foi criado pela assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) por  meio da resolução A/RES/47/193, de 21 de fevereiro de 1993. Neste período, vários países foram convidados a comemorar a data, realizando atividades que promovessem a conscientização pública por meio de publicações, documentários, organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos.

A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para a imprensa sobre o Dia Mundial da Água.  O material tem como objetivo incentivar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável; aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável e incentivar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não governamentais e setor privado.

Nos últimos dois anos os principais temas propostas pela ONU foram “Água e segurança alimentar” e “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”.

O ano de 2013 marca a história da data. Este é o ano internacional da Cooperação pela Água, uma abordagem inédita para o tema.

Somos sete bilhões - Atualmente a população mundial é de sete bilhões de habitantes e o consumo da água só aumenta, sendo imprescindível que o ser humano utilize a água de forma racional e inteligente. Um dos grandes desafios deste milênio é economizar água, para que este recurso não falte no futuro.

Além do consumo humano, a água é utilizada na irrigação da agricultura e na pecuária. Ela também é aliada no funcionamento dos ecossistemas (fauna e flora) e é usada na produção industrial. A água também gera energia nas usinas hidrelétricas. A evaporação da água doce também é importante para a formação de chuvas e da manutenção da umidade do ar.

Para auxiliar na economia, empresas e indústrias têm feito o reuso da água. Em processos industrias, por exemplo, ela pode ser tratada na própria empresa e reutilizada no mesmo ciclo de produção. Nas residências, a economia também pode acontecer. A água do banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e descarga em vasos sanitários. Já existem sistemas a venda no mercado que fazem a captação, armazenamento e filtragem deste tipo de água.

A economia pode acontecer ainda na água da rede de esgoto. Ela pode passar por um processo eficiente de tratamento e ser utilizada para regar jardins públicos, lavar ruas e automóveis e irrigar plantações. Esta água também pode ser devolvida à natureza para seguir o ciclo hidrológico.

Água da Chuva - Você sabia que prédios mais modernos possuem uma estrutura para captar a água da chuva e utilizar em diversas finalidades. A água coletada é usada nos processos de limpeza do prédio, resultando numa importante economia para o condomínio e gerando uma grande redução na conta de água.

clique para ampliar clique para ampliarFechar a torneira, enquanto se escova os dentes, pode resultar em uma economia de 25 litros de água (Foto: Divulgação)

A economia que começa com a gente
Pequenas ações no dia a dia podem ajudar na economia de água do planeta. A colaboração dos sete bilhões de habitantes pode resultar em uma grande economia. Confira algumas dicas de como economizar água e evitar o desperdício:

1. Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

2. Escovando os dentes e fazendo a barba
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes e faz a barba, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

3. Torneira fechada
Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

4. Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

5. Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.

6. Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

7. Mangueira, vassoura e balde
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

8. Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

9. Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

10. Pressão política
Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.

Com informações do Senai - Centro Internacional de Inovação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.