Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Investimento10/05/2011

Rocha Loures lança pedra fundamental do prédio do Senai em Assaí

Na ocasião, Rocha Loures também receberá o título de Cidadão Honorário do município de Assaí

Na próxima quarta-feira (11), às 19 horas, o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, faz o lançamento da pedra fundamental das instalações do Senai e do Sesi Paraná em Assaí, no Norte do Estado. O ato  marca o início da construção de uma unidade do Senai, em um terreno de 8.500 m2, cedido pela prefeitura. Na mesma ocasião, Rocha Loures receberá o título de Cidadão Honorário de Assaí. A homenagem, proposta pela Câmara de Vereadores do município, é um reconhecimento à atuação do Sistema Fiep na área da educação. Desde 2010, já está em funcionamento o Colégio Sesi, que atende alunos de cinco municípios da região. O reforço vem com a inauguração da biblioteca Indústria do Conhecimento, também na quarta-feira, e com a construção da unidade do Senai.

Programa "O Caminho da Profissão" chega a Guaravera, distrito de Londrina

clique para ampliar clique para
                                          ampliarA aula inaugural teve a presença de autoridades e representantes dos parceiros (Foto: Divulgação)

O Programa O Caminho da Profissão, desenvolvido pelo Senai e o Sesi, chegou aos distritos de Londrina. O Curso de Auxiliar de Informática já está acontecendo em Guaravera, em uma parceria com o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Norte do Paraná (SIMPLAS) e as Secretarias da Ação Social e da  Agricultura de Londrina. A parceria foi articulada pela presidente do Simplas, Sueli de Souza Baptisaco, e o gerente da regional Norte do Sesi/Senai, Almir Schenfeld. A aula inaugural foi dia 25 de abril, com a presença do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, de representantes das secretarias municipais, representante do Simples, Rogério Jorge, do gerente regional os gerentes das unidades do Sesi, Lucilene Tomé Furlan, e do Senai, Alexandre Lourenço.

Sesi realiza 1ª Formação Pedagógica do EJA

clique para ampliar clique para ampliarAo todo o EJA atende 185 alunos em Londrina e Bandeirantes (Foto: Divulgação)

No dia 7 de maio o Sesi realizou a 1ª Formação Pedagógica com professores do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Londrina e Bandeirantes.  Estiveram presentes no evento as professoras Andrea Colombo, Rafaela Merli, Priscila Mioto, Bruna Martins, Juscene Kolapouski e as Pedagogas Kelly Bernini e Daniele Izaias.. Atualmente o EJA atende 5 empresas da região de Londrina e Bandeirantes. São elas: AESA, EMBRAPA, A YOSHII, MAPARV e USIBAN. Ao todo 185 alunos são atendidos nessas empresas.


Clinica Tecnológica leva capacitação para 138 participantes

clique para ampliar clique para ampliarIniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo, o PDA (Foto: Divulgação)

No dia 28 de abril aconteceu no Senai Londrina a "Clínica Tecnológica". A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo, o PDA, realizado em parceria com a Fiep e Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o objetivo de reforçar a representatividade dos sindicatos junto às indústrias. Os 138 participantes puderam conferir palestras sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para as indústrias, ministrada por Valdomiro Nery Gonçalves, e a palestra de Proteção de Máquinas e Equipamentos - NR12, com o palestrante  Bruno Caruso Bibao Adad. Também participaram das palestras o gerente da unidade Senai Londrina, Alexandre Lourenço Ferreira, a coordenadora de serviços técnicos e tecnológicos do Senai, Silvana Mali Kumura e o Técnico de Ensino e Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Jorge Marcos da Silva.

Alunos do Colégio Sesi visitam Sanepar em Apucarana

clique para ampliar clique para ampliarAlunos do Colégio Sesi durante visita à Sanepar (Foto: Divulgação)

No dia 27 de abril os alunos do Colégio Sesi de Apucarana fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água, a Sanepar, localizada no município. A visita aconteceu para complementar a Oficina de Aprendizagem "Caminhos das águas", na qual os alunos buscam identificar o fenômeno da água em todos os seus múltiplos aspectos e a importância para a continuação da espécie humana. A visita tambem é uma oportunidade de auxiliar os alunos  no gerenciamento da problemática da água em seus múltiplos aspectos e melhora no auto desenvolvimento ético de utilização de recursos hídricos e suas interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social.

Alunos conhecem Unidade Móvel de Difusão de Tecnologia no Workshop do Senai
Os alunos de Apucarana tambem realizaram uma visita na Unidade Móvel de Difusão de Tecnologia da DEB'MAQ disponível para visitação no 1º Workshop de Eletromecânica do Senai do município. A visita proporcionou a visualização da modernização do setor produtivo na área de metalomecânica e novas técnicas de manufatura, bem como a atualização, difusão de tecnologia. Os alunos conferiram ainda o desenvolvimento industrial local através da interação com o empresariado, estudantes e comunidade em geral que participou do Workshop.


Projeto Mulheres Pioneiras começa a ser desenvolvido pelo Colégio Sesi Apucarana

clique para ampliar clique
                                          para ampliarAlunas do Colégio Sesi que irão participar do Projeto Mulheres Pioneiras (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (6) o Colégio Sesi Apucarana iniciou o Projeto Mulheres Pioneiras de Apucarana. O objetivo é revelar a história de mulheres apucaranenses que desbravaram espaços predominantemente masculinos, tanto na sociedade como no mercado de trabalho. A relevância da pesquisa, que será realizada pelos próprios alunos, está na identificação das marcas deixadas por essas personagens e os impactos que produziram na história do município. A equipe é composta pela professora de História: Carla Michele Ramos Torres e os alunos do Colégio SesiApucarana. O projeto nasceu na Oficina Grandes Mulheres que estuda a importância dos papéis realizados pelas mulheres em diferentes culturas e sociedades ao longo da história.

Reunião de planejamento é realizada pela equipe Sesi/Senai do Industria Itinerante

clique para ampliar clique
                                          para ampliarEquipe se reuniu para planejar o atendimento do projeto nas escolas da cidade (Foto: Divulgação)

A equipe do Sesi/Senai da Escola Industria Itinerante de Londrina estiveram reunidos no dia 2 de maio para planejar o atendimento do projeto nas escolas da cidade. O projeto atende anualmente 1.500 alunos das escolas publicas com ações de voltadas para a Inovação/Criatividade, Educação Sustável e valores.



Colaborador apresente tese de mestrado sobre relações entre os campos industriário e esportivo

clique para ampliar clique
                                          para ampliarRicardo Gonçalves, que defendeu a dissertação de mestrado (Foto: Divulgação)

No dia 20 de abril o colaborador do Sesi Arapongas, Ricardo Gonçalves, defendeu a dissertação de mestrado intitulado "Esporte para as indústrias de Arapongas: Uma análise da oferta de demanda. O trabalho que  lhe rendeu o título de mestre em educação física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve o objetivo de estudar as relações entre os campos industriário e esportivo, sendo o Sesi parte do estudo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.