Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Norte03/05/2011

Rocha Loures é Cidadão Honorário de Rolândia

 

clique para ampliar clique para ampliarO vereador Renato Sartori entrega  ao presidente Rodrigo da Rocha Loures o título de cidadão hononário de Rolândia (Foto: Divulgação)

O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, recebeu na quarta-feira (27), o título de Cidadão Honorário da cidade de Rolândia. A homenagem é um agradecimento à atenção recebida da Fiep, especialmente na área da educação profissionalizante. O título foi proposto pelo vereador Renato Sartori (PSB) e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. "A economia de Rolândia está saindo da área agrícola para a industrial e precisa de mão de obra capacitada. O Colégio Sesi e a biblioteca Indústria do Conhecimento, inaugurada também na quarta-feira, contribuem para essa mudança de perfil do município", disse Sartori.

Rocha Loures agradeceu a homenagem e destacou a união entre o poder público e o setor empresarial. "O processo de desenvolvimento de um município depende da união de forças. É isso que estamos fazendo em Rolândia, possibilitando crescimento educacional e cultural", observou. Participaram da solenidade de homenagem a Rocha Loures, o prefeito de Rolândia, Johnny Lehnann, o presidente da Câmara Municipal de Rolândia, José Danilson Alves de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Gerson Araújo, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rolândia, João Roberto Mungo e o coordenador da Fiep em Londrina, Ary Sudan.

Moradores do Jardim Aeroporto realizam Seminário Visão de Futuro

Na sexta-feira (29), os moradores do Jardim Aeroporto começam a implantar a primeira Rede de Desenvolvimento Local de Arapongas. O primeiro passo é discutir melhorias para o bairro durante o Seminário Visão de Futuro, quando a comunidade irá idealizar um lugar melhor para viver tendo como horizonte estratégico o prazo de 10 anos. "O seminário é uma oportunidade para as pessoas do bairro se conhecerem e também de colocarem no papel o sonho delas em relação ao lugar em que vivem, o que elas esperam que exista no bairro daqui a 10 anos e qual seria o ideal de uma localidade para se viver bem. Essas informações obtidas no seminário contribuem para os próximos passos da metodologia, principalmente na agenda, onde os moradores avaliam os sonhos e definem ações necessárias para a localidade", explica o articulador das Redes em Arapongas, Márcio Rogério Silva.   

Rolândia ganha biblioteca "Indústria do Conhecimento"

 

clique para ampliar clique para ampliarA biblioteca foi instalada na comunidade San Fernando, em Rolândia, e deve atender centenas de crianças (Foto: Divulgação)

O Sistema Fiep inaugurou na quarta-feira (27), em Rolândia, uma biblioteca Indústria do Conhecimento, centro multimídia de inclusão digital em que o trabalhador, sua família e a comunidade têm acesso gratuito a livros, revistas, publicações eletrônicas e computadores conectados à internet. O projeto é do Sesi PR e foi implantado em parceria com a prefeitura de Rolândia. Com esta, já são 15 unidades da Indústria do Conhecimento em todo o Paraná, construídas em parceria entre o Sesi, prefeituras e empresas. Em Rolândia, a unidade foi instalada na comunidade San Fernando e deve atender entre 300 e 500 crianças. Na parceria, o Sesi construiu e equipou a biblioteca. O município cedeu o terreno, os funcionários para atender ao público e faz a manutenção do espaço. No total, são disponibilizados à comunidade 1,2 mil livros, publicações eletrônicas, além de dez computadores com acesso à internet. Saiba mais.

Sesi Apucarana realiza palestra aos funcionários da empresa Femac

clique para ampliar clique
                                          para ampliarO evento foi realizado pelo setor de Educação e também contou com uma atividade dinâmica (Foto: Divulgação)

Na sexta-feira (27), o Sesi Apucarana realizou uma palestra sobre temas como: a crescente complexidade do cenário mundial, os problemas socioeconômicos, o impressionante desenvolvimento da tecnologia, as incertezas do futuro, a importância da educação para o país. No evento, também foi falado sobre o programa Sesi Educação do Trabalhador, que visa promover uma Educação Básica de qualidade ao trabalhador da indústria e seus dependentes, com foco no domínio de competências para a inserção produtiva e o exercício da cidadania. A palestra foi realizada pelo setor de Educação da unidade, na produção da empresa, e contou ainda com uma atividade dinâmica e filme educativo.

Primeiro Workshop Eletromecânica, de Apucarana

clique para ampliar clique para ampliarO evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre empresários, gerentes, coordenadores e alunos do Sesi e Senai  (Foto: Divulgação)

O Senai Apucarana realizou na quarta e quinta-feira  (25 e 26) o 1º Workshop Eletromecânica, com a realização das palestras: "Manutenção: Função Estratégica para a Competitividade", com o palestrante professor Celso Peck, e "Trilha ao Sucesso", com o professor Gilmar Coutinho. O evento contou com a parceria da empresa Deb'Maq que, além de trazer a UMDT (Unidade Móvel de Difusão de Tecnologia) para visitação, também ofertou o minicurso "Programação de CNC". O evento reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre empresários, gerentes, coordenadores e chefes de manutenção das empresas, além de alunos do Colégio Sesi e do Senai de Apucarana. 

3ª Semana Técnica UMDT Deb'Maq em Santo Antonio da Platina

clique para ampliar clique para ampliarNovas tecnologias (Foto: Divulgação)

De 19 a 20 de abril, no Senai Santo Antônio da Platina, aconteceu a 3ª Semana Técnica UMDT Deb'Maq, para mostrar as novas tecnologias ao setor eletromecânico e estreitar a interação com a mão de obra da região e alunos do Senai. A abertura oficial ocorreu na quinta-feira (18) e contou com aproximadamente 150 pessoas e 25 empresas. Dentre as autoridades estavam José Roberto Altizani, coordenador da Fiep Bandeirantes representando Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Fiep; Almir Gaspar Schenfeld, gerente regional Norte Sesi/Senai; Tamotu Oda, presidente do Sindirepa Bandeirantes; e Alexandre Lourenço Ferreira, gerente do Senai Santo Antônio da Platina. No evento foi inaugurada a Planta Didática de Instrumentação de Controle de Processos e lançado o Banco de Talentos Senai Santo Antônio da Platina. Também foi feita a palestra técnica da Rolemax, com Beto Ávila e Eduardo Suzano, reunindo 62 pessoas e 18 empresas. Nos dias 19 e 20 aconteceu um minicurso de Programação de CNC na Unidade Móvel de Difusão Tecnológica (UMDT) Deb'Maq, que contou com 30 participantes, e alunos do Senai visitaram a UMDT para conhecer as instalações, equipamentos e máquinas usadas no setor metalmecânico.

Sesi Bandeirantes realiza palestra sobre Dengue para alunos da EJA

clique para ampliar clique para ampliarAlunos das turmas A e B, da EJA, aproveitaram a palestra para tirar dúvidas sobre a dengue (Foto: Divulgação)

Na quarta e quinta-feira (18 e 19) o Sesi Bandeirantes em parceria com a Usiban promoveu, na escola Santa Terezinha, uma série de palestras sobre a "Dengue",  para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As palestras foram ministradas por um profissional da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. As turmas participantes têm como professora Bruna Martins e como orientadora Daniela Aparecida Izaías.Os alunos foram bastante participativos, levantando várias questões durante a palestra.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.