Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Criada em 26 de abril de 2006, a Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Fiep, busca há cinco anos estimular as pessoas a participar da vida pública nacional. Mais de 7 mil pessoas, de 25 estados brasileiros, já cadastraram-se no site www.participacaopolitica.org.br, principal instrumento de informação e interação, onde o participante pode comentar, emitir opiniões e debater sobre a política do país. Mensalmente, são registrados em torno de 20 mil acessos ao portal. "As pessoas não podem esquecer que devem estar informadas, interagindo e participando do dia a dia daqueles que ajudaram a eleger, e não somente a cada quatro anos", afirma o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho.
As ações e projetos da Rede não se restringem ao meio virtual. São desenvolvidos também projetos e atividades de mobilização no Estado, como as Redes de Desenvolvimento Local (www.desenvolvimentolocal.org.br); Movimento Cidades Digitais; Vigilantes da Democracia (www.vigilantesdademocracia.org.br), portal que acompanha a atuação dos políticos eleitos; Curso de formação política "Democracia, Redes Sociais e Sustentabilidade", além do trabalho de conscientização no período eleitoral com o Guia do Voto. Desde 2006, mais de um milhão de informativos foram distribuídos nas principais cidades do Paraná.
O trabalho da Rede também conta com voluntários nas localidades onde existem núcleos de articulação como Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Neste mês, a Rede está lançando sites regionalizados. Além de informações sobre o cenário político, retiradas dos principais jornais em cada região, serão promovidos debates quinzenais para participação dos internautas.