Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Empresários, comerciantes e representantes do poder público estiveram reunidos na manhã da última sexta-feira (19) para participarem de um café da manhã realizado pela Associação Comercial e Industrial do Uberaba e Região (ACIUR). Durante o encontro, a Rede de Participação Política (RPP) - iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) - apresentou oficialmente o projeto Uberaba Digital, que objetiva o fornecimento de internet gratuita à população do bairro.
O objetivo do evento foi buscar parcerias para a manutenção e expansão do programa. Graças à articulação de voluntários, o Uberaba tornou-se o primeiro bairro digital de Curitiba. Atualmente, existem duas antenas transmissoras de sinal via wi-fi funcionando na região, com mais de 800 cadastrados e potencial para atingir cerca de 17 mil moradores. Segundo José Marinho, coordenador da RPP, a forma como o Uberaba Digital surgiu já é um diferencial. "Este evento é histórico porque o bairro Uberaba é pioneiro na disponibilização gratuita do sinal da internet neste modelo, através de parcerias entre pessoas e a iniciativa privada", explica (leia mais).
Projetos da RPP são destaque na amostra da Semana de Tecnologia Social
Na última quinta-feira (17), a Rede de Participação Política apresentou dois projetos implantados em Curitiba - um por meio voluntários e outro por estudantes ligados à RPP -, durante o encerramento da Semana de Tecnologia Social, evento promovido pelo Fórum Paranaense de Tecnologia Social, Instituto Paranaense da Juventude (IPJ) e pelo Centro de Referência em Tecnologia Social (CRTS). O projeto Vigilantes da Democracia na Escola, idealizado pelos pesquisadores do portal (vigilantesdademocracia.org.br) que acompanha a atuação parlamentar de 89 políticos - projeto da RPP desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) -, foi apresentado pela articuladora da RPP, Fernanda Favoratto Martins.
O objetivo da iniciativa é promover a reflexão e o debate sobre política entre os jovens. "Nossa intenção é que a comunidade escolar, em especial os alunos, possam perceber que a política está também no bairro, na sua rua e na escola. Aproximá-los dos destinos de seu ambiente é promover a cidadania plena e despertar o interesse sobre a política como uma prática de ações voltadas ao bem comum", esclareceu Fernanda. As oficinas do Vigilantes da Democracia na Escola acontecerão no Colégio Estadual Paulo Leminski durante o mês de setembro e outubro. Leia mais.