Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Empreendedorismo Social13/02/2012 - Atualizado em 14/02/2012

Projeto do Sesi/Senai conquista Prêmio Ozires Silva

Projeto Communis foi o primeiro colocado na categoria Empreendedorismo Social. Já a Mostra Inova, também do Sesi e do Senai, recebeu menção honrosa em empreendedorismo econômico

 

clique para ampliar clique para ampliarOzires Silva com a equipe vencedora do Sesi e do Senai (Foto: Rogério Theodorovy)

O projeto Communis, um sistema de comunicação alternativa para inclusão social e no trabalho da pessoa com deficiência, desenvolvido pelo Sesi e o Senai Paraná e a Editora Kaygangue, de Palmas, conquistou o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. O projeto venceu na categoria Empreendedorismo Social, modalidade empresa. O Sesi e o Senai receberam, também, a menção honrosa na categoria Empreendedorismo Econômico, com o projeto Mostra Inova. As entidades tiveram mais quatro projetos finalistas do prêmio. A premiação aconteceu noite de quarta-feira (8), em cerimônia que contou com a presença  de Ozires Silva, incentivador do prêmio. Saiba mais.

Conheça os projetos: 

O Communis consiste no uso de cartões impressos com figuras gráficas adaptadas aos padrões culturais brasileiros, com um design de fácil identificação visual. Assim, a pessoa utiliza os cartões para se comunicar. O sistema de comunicação já é utilizado pela empresa Risotolândia.

Já a Mostra Inova, que recebeu a menção honrosa, é uma iniciativa do Sesi e do Senai e tem como foco desenvolver a atitude de criatividade, o empreendedorismo, a inovação e o comprometimento social de alunos, professores e instrutores das duas entidades, por meio da elaboração e implementação de projetos inovadores. Os projetos são voltados à indústria, à comunidade e à educação.

O projeto Escola Indústria Itinerante, desenvolvido pelo Sesi e pelo Senai, leva orientação pessoal e profissional para adolescentes de 7ª e 8ª séries do ensino Fundamental de escolas e colégios públicas do Paraná. 

Outro projeto finalista foi a Rede de Colégios Sesi Ensino Médio, maior rede privada de ensino médio do Paraná, que hoje conta com 45 unidades em todas as regiões do Estado. O colégio é reconhecido por sua metodologia de ensino inovadora.

O projeto Depósito Ecológico para agrotóxicos voltado às pequenas propriedades rurais foi realizado pelo Senai Rio Negro, em parceria com a Empresa Schwanzer Tecnologia em Plástico Reforçado Ltda e Metalúrgica Arateck Ltda.

Já o projeto Crono Industrial, desenvolvido pelo Sesi Maringá, consiste na avaliação das características de ritmos biológicos e ritmos sociais que influenciam na saúde e desempenho dos trabalhadores. As avaliações ocorrem em uma grande empresa da área sucroalcooleira com sistema de trabalho em turnos.

Confira as fotos da premiação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.