Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O projeto Communis, um sistema de comunicação alternativa para inclusão social e no trabalho da pessoa com deficiência, desenvolvido pelo Sesi e o Senai Paraná e a Editora Kaygangue, de Palmas, conquistou o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. O projeto venceu na categoria Empreendedorismo Social, modalidade empresa. O Sesi e o Senai receberam, também, a menção honrosa na categoria Empreendedorismo Econômico, com o projeto Mostra Inova. As entidades tiveram mais quatro projetos finalistas do prêmio. A premiação aconteceu noite de quarta-feira (8), em cerimônia que contou com a presença de Ozires Silva, incentivador do prêmio. Saiba mais.
Conheça os projetos:
O Communis consiste no uso de cartões impressos com figuras gráficas adaptadas aos padrões culturais brasileiros, com um design de fácil identificação visual. Assim, a pessoa utiliza os cartões para se comunicar. O sistema de comunicação já é utilizado pela empresa Risotolândia.
Já a Mostra Inova, que recebeu a menção honrosa, é uma iniciativa do Sesi e do Senai e tem como foco desenvolver a atitude de criatividade, o empreendedorismo, a inovação e o comprometimento social de alunos, professores e instrutores das duas entidades, por meio da elaboração e implementação de projetos inovadores. Os projetos são voltados à indústria, à comunidade e à educação.
O projeto Escola Indústria Itinerante, desenvolvido pelo Sesi e pelo Senai, leva orientação pessoal e profissional para adolescentes de 7ª e 8ª séries do ensino Fundamental de escolas e colégios públicas do Paraná.
Outro projeto finalista foi a Rede de Colégios Sesi Ensino Médio, maior rede privada de ensino médio do Paraná, que hoje conta com 45 unidades em todas as regiões do Estado. O colégio é reconhecido por sua metodologia de ensino inovadora.
O projeto Depósito Ecológico para agrotóxicos voltado às pequenas propriedades rurais foi realizado pelo Senai Rio Negro, em parceria com a Empresa Schwanzer Tecnologia em Plástico Reforçado Ltda e Metalúrgica Arateck Ltda.
Já o projeto Crono Industrial, desenvolvido pelo Sesi Maringá, consiste na avaliação das características de ritmos biológicos e ritmos sociais que influenciam na saúde e desempenho dos trabalhadores. As avaliações ocorrem em uma grande empresa da área sucroalcooleira com sistema de trabalho em turnos.