Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
A coluna lombar é uma das regiões corporais mais acometidas por doenças relacionadas ao trabalho. O projeto “Coluna 100% - a escola postural dos trabalhadores da indústria”, que está sendo desenvolvido pelo Sesi em Arapongas em parceria com a empresa Móveis Estrela, tem, justamente, o objetivo de prevenir a lombalgia e minimizar os sintomas de quem já tem o problema.
Aprovado pelo Edital Senai/Sesi de Inovação em 2011, o projeto foi apresentado no XVI Seminário Regional Sul de Saúde no Trabalho e XXVII Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional, realizados de quarta-feira a sábado (5 a 8), em Curitiba.
Segundo Aline Cristina Hirata Pinetti, do Sesi em Arapongas, o projeto está sendo aplicado junto a 105 trabalhadores da Móveis Estrela, que é fabricante de estofados e dormitórios. “Os colaboradores passaram por avaliação e, neste momento, têm ações educativas, como palestras, e realizam exercícios posturais duas vezes por semana”, explica Aline, que é a gestora do projeto. Em fevereiro de 2013 eles terão uma nova avaliação.
Ao final, a metodologia será manualizada e publicada. Isso permitirá que seja replicada em indústrias de outros setores, já que a lombalgia pode afetar o trabalhador, independente do setor em que atua.