Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Desenvolvimento02/08/2011

Programa Novos Líderes inicia atividades

Músicas históricas emocionaram os 120 colaboradores durante cerimônia de abertura, que aconteceu na última terça-feira (26), em Curitiba.

 

clique para ampliar clique
                                          para ampliarUma orquestra emociou colaboradores com músicas que marcaram história (Foto: Divulgação)

Uma bela apresentação de canções que marcaram a história da música, com direito a uma orquestra, emocionou e  surpreendeu os 120 colaboradores que participam do Programa de Desenvolvimento de Novos Líderes do Sistema Fiep. A apresentação, que aconteceu na última terça-feira (26), no Cietep, em Curitiba, deu início ao treinamento. O enredo escolhido não foi apenas para alegrar o momento, mas também para gerar reflexões sobre a relevância do trabalho em equipe e das dez competências de liderança que serão desenvolvidas ao longo do programa.  Nos dias 27 e 28 foi realizado o primeiro módulo presencial do treinamento, que tratou das competências Resiliência, Flexibilidade e Agir de Forma Cooperativa.

O Programa de Desenvolvimento de Novos Líderes foi elaborado pela Diretoria de Recursos Humanos e Universidade da Indústria (Unindus), que planejaram juntos os módulos para o desenvolvimento de competências e atividades que serão realizadas ao longo do programa. A iniciativa também contou com a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Departamento de Desenvolvimento Organizacional do (D.O), Diretoria do Sistema Fiep, além de lideranças da organização.

clique para ampliar clique para ampliarOs 120 colaboradores do programa se reuniram em Curitiba para o primeiro Workshop presencial do Programa Novos Líderes (Foto: Rogério Theodorovy)

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente licenciado da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, que deu as boas-vindas aos colaboradores que fazem parte do treinamento. Segundo ele, este é um momento importante para a organização. "Vocês, que participarão do programa, têm como destino serem agentes multiplicadores de uma vitalização e estruturação a partir de uma nova cultura em nossa organização", destacou.

O Diretor Regional do Senai, João Barreto Lopes, também compareceu na abertura e revelou a importância da iniciativa na instituição. "O programa valoriza as pratas da casa. Isso é algo extraordinário", disse.

O Programa de Desenvolvimento de Novos Líderes começou a ser pensando devido à dificuldade encontrada em compor o quadro de lideranças em processos de expansão dos negócios. "O processo todo foi inusitado, diferente desde o seu início", contou a Diretora de Recursos Humanos do Sistema Fiep, Daviane Chemim. Uma das fases do programa foi o "Contando sua história", na qual os colaboradores apresentaram suas experiências ao longo da vida, relacionadas com cada uma das dez competências de liderança. "O programa valorizou a experiência, a entrega e o dia a dia dos colaboradores. Olhamos as pessoas de forma integral, acreditando que o novo líder poderia exercitar sua liderança também na família, na sociedade e na sua vida com um todo", disse.

Daviane destacou ainda a participação ativa de lideranças da organização, que estiveram presentes no processo de seleção dos colaboradores, durante a fase Contando sua História. "A troca de experiências entre antigos e novos líderes foi muita rica. Muitas histórias emocionaram a todos", contou Daviane, agradecendo a disponibilidade e apoio das lideranças.

Para a coordenadora técnica de negócios da Unindus,Vanusa Vilarinho Kikina, desenvolver novos líderes é de extrema importância para oferecer oportunidade para as pessoas e permitir o crescimento dos líderes atuais. Segundo ela o programa está focado no desenvolvimento das competências de liderança do Sistema Fiep e tem como foco principal formar lideres que saibam cada vez mais lidar com pessoas. "Este é o grande direcionamento, tentamos desenvolver um programa inovador, onde os próprios treinandos desenvolvam o seu conhecimento, com a troca de experiência entre eles e na construção do conhecimento", conta.

O processo seletivo
O processo de seleção dos colaboradores teve duas fases. A primeira foi o preenchimento de um inventário composto pelas dez competências das lideranças do Sistema Fiep. Nesse primeiro momento, mais de 500 colaboradores enviaram seus inventários. A segunda fase envolveu mais de 300 colaboradores, que contaram suas histórias baseadas nas dez competências das lideranças do Sistema Fiep para líderes da organização e consultores de recursos humanos. Desses, 120 colaboradores foram selecionados para participar do treinamento, que acontece até dezembro deste ano, intercalando quatro módulos presenciais e cursos à distância.

Os colaboradores incluídos no programa irão vivenciar um processo de aprendizagem que possibilitará a experiência concreta das competências, bem como a troca de experiências com os líderes atuais e o compartilhamento das melhores práticas. Para dar início ao programa, os colaboradores já responderam o Talentum© - um questionário que permite detectar o potencial de desenvolvimento das pessoas, o estilo de liderança de cada uma, suas motivações e forma de priorizar e tomar decisões. 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.