Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Com o objetivo de incentivar a manutenção da limpeza, a conservação da unidade e evitar o desperdício de materiais, o Senai em Irati começou em abril o projeto Senai + Limpo com a participação de alunos e professores da entidade. A iniciativa nasceu após uma reunião realizada pelo setor administrativo, que relatou problemas encontrados em relação à limpeza e conservação das salas de aula. A partir daí, um grupo de colaboradores do Senai realizou encontros para encontrar uma solução para o problema e criaram o projeto.
A ferramenta de qualidade 5S foi escolhida para nortear o projeto. Ela é de fácil entendimento e foca na prática de soluções, qualidade de vida e redução de desperdícios. São cinco sensos seguidos: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. Em maio o grupo iniciou uma sensibilização com os alunos do Senai e abordou conceitos de ética e valores, o programa de qualidade 5S e como o Senai+Limpo funciona. Por meio da iniciativa já foi possível notar mudanças nas atitudes e comportamentos dos alunos, com salas de aulas mais limpas e organizadas.
A iniciativa começou a ser realizada também na casa Sesi e uma sensibilização com os alunos aconteceu em maio, no auditório da unidade. No dia 5 de junho, alunos, professores e colaboradores participaram da abertura oficial do programa, que passou a se chamar Sesi Senai +Limpo. A ação também será estendida para todos os colaboradores da unidade.
Responsabilidade democrática
Para a coordenadora técnica de negócios do Senai,
Cristina Misturini Sato, destacou a importância da realização do projeto dentro de uma gestão democrática.
“Desta forma é possível envolver todos os colaboradores da unidade e alunos para atingir um fim específico.
Todos podem compartilhar ideias e estabelecer metas a serem alcançadas a curto, médio ou em longo prazo. Neste
sentido todos são criadores, monitores e avaliadores do projeto, permitindo que os resultados sejam alcançados
com sucesso”, conta.
Segundo Cristina, foi possível debater, analisar, propor melhorias e avaliar o que precisa ser melhorado na unidade. “Tanto os alunos quanto os colaboradores passam a ter mais consciência sobre o seu papel enquanto cidadãos dotados de valores e virtudes, disseminando as boas práticas na própria família e na comunidade em que estão inseridos”, relatou. Para ela, desta forma, a unidade ganha um clima harmonioso entre todos e todos contribuem para assegurar a sustentabilidade e a melhora da qualidade de vida dos colaboradores, que mantém a higiene da unidade.
Competição saudável
Desde o dia 5 de junho, alunos e professores do Colégio Sesi
e Senai estão sendo avaliados por uma equipe de colaboradores do Sistema Fiep, da própria unidade. O desafio
é seguir as diretrizes de orientação da ferramenta de Qualidade 5S. Elas serão tabuladas e as
notas de cada turma serão inseridas em um mural, por meio de gráficos que revelarão em quais quesitos
a equipe recebeu pontos positivos e negativos. A turma vencedora será premiada como forma de reconhecimento do
esforço realizado. O prêmio será definido pela equipe pedagógica de cada casa.