Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




14/05/2013

Programa do Senai ajuda indústria na capacitação de pessoas com deficiência

Serviço auxilia a cumprir a Lei de Cotas e é possível desenvolver ações personalizadas para cada empresa

Por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), até o final de maio o Senai no Paraná irá concluir a implantação dos Grupos de Apoio Local (GAL), em 38 unidades da instituição no Estado. A instalação desses grupos possibilitará a expansão do PSAI, programa criado há 14 anos e que objetiva fazer a capacitação e inclusão de pessoas com deficiência (PcD), qualificando esse público e auxiliando as indústrias a cumprirem a Lei de Cotas em seu quadro de pessoal.

“O PSAI oferta cursos de qualificação para diversos públicos de inclusão, especialmente para pessoas com deficiência – física, auditiva, intelectual, visual ou múltipla –, e os programas podem ser desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada empresa”, explica Rosângela Buch, analista técnica do Senai no Paraná.

Até o momento foram realizadas 19 reuniões para implantação do GAL, com entidades ligadas às PcD, em diversos municípios, com o objetivo de alinhar as ações de atendimento a essas pessoas. Outras reuniões deverão acontecer em breve e, a partir daí, o Senai poderá contar com o suporte do GAL para fomentar as matrículas desse público em seus cursos e programas.

Além das PcD, o PSAI atua com índios e negros, levando a educação profissional para aldeias indígenas e comunidades de quilombolas, bem como oportuniza o acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa. Proporciona também requalificação profissional de pessoas idosas, orientando os empresários sobre a capacidade produtiva que elas ainda apresentam.

COMENTÁRIOS

Claudino Silva - Segunda-feira, 20 de Maio de 2013 - 20:48:11 - Rio de Janeiro/RJ

Olá, sou PCD gostaria de passar pra vcs, que tenho um grande interesse em fazer minha especialização em radiologia industrial.
GRATO!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.