Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Educação Infantil03/09/2012

''Programa de Criança'' comemora um ano de trabalho conjunto

Iniciativa da Petrobras com o apoio do Sesi atende crianças carentes de escolas no entorno da Repar, em Araucária, e visa formar cidadãos críticos e conscientes do papel e valor na sociedade

 

clique para ampliar clique para ampliarAs atividades do projeto acontecem no Clube dos Empregados da Petrobras, em Araucária. As crianças participam de diversas atividades lúdicas, no contraturno escolar (Foto: Divulgação))

Em agosto, o Programa de Criança, iniciativa patrocinada pela Petrobras e que conta com o apoio do Sesi, comemorou um ano de trabalho. O programa atende mais de 170 crianças carentes, de 1ª a 4ª séries, de escolas municipais do entorno da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), localizada em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Por meio do programa as crianças participam de diversas atividades educativas e culturais no contraturno escolar, entre elas, oficinas de esporte, recreação e lazer, de sustentabilidade, arte e música.  

O Programa de Criança teve início em 2010, com a Petrobras, e desde 2011 conta o apoio do Sesi, que realiza as atividades para a garotada. A iniciativa colabora para o cumprimento dos Objetivos do Milênio (ODMs) na comunidade em que atua e ajuda na melhora do rendimento escolar dos alunos, como afirma Manuel Ferreira, pai de Andressa e Samuel, estudantes da Escola Dona Pompília. "A iniciativa é ótima, pois contribui no desenvolvimento e rendimento escolar dos meus filhos e também na socialização. Percebemos que o Samuel está se expressando melhor, ele era muito tímido e agora já consegue interagir com outras crianças e adultos", conta. 

Segundo a gerente do Sesi no bairro Portão, Tania Mara Rinaldi, o projeto já colhe frutos e tem planos de crescimento. "Começamos em 2011 com 88 crianças, em 2012 já temos 176 e para 2013 temos a previsão de atender mais de 300 crianças, com grande possibilidade de expansão para os próximos anos", disse.  

Um grupo gestor, formando por representantes da Repar, diretores de escolas parceiras e equipe pedagógica se encontram mensalmente para alinhar ações e melhorias para o programa.

Para as diretoras da Escola Delani, Suzana Nunes Branco e Cristiane Lipinski Assumpção, o Programa de Criança auxilia os pequenos no aprendizado. "Eles mostram mais interesse no desenvolvimento sócio educativo e cultural", disse Suzana.  Outro ponto positivo do projeto é a intensa participação dos pais. "A família esta sempre envolvida. Os pais acreditam na proposta do programa e incentivam a frequência de seus filhos", afirmou Cristiane.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.