Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Observatórios Senai02/05/2012

Pesquisadores desenvolvem tecnologia que elimina odores e poluição

Protótipo foi mapeado pelo Observatório do Senai em encontros de articulação da Rota Estratégica de Biotecnologia Agrícola e Florestal

 

clique para ampliar clique para ampliarO Observatório identificou a solução inovadora, que é apresentada pelos pesquisadores do Tecpar (Foto: Gilson Abreu)

O Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia do Senai Paraná identificou, por meio de encontros setoriais da indústria de biotecnologia, uma solução inovadora para a poluição produzida por chaminés de estabelecimentos comerciais de alimentos.

O cheiro de churrasco que vem de churrascarias de Curitiba pode estar perto de ter um fim. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) desenvolveram um filtro, composto de microalgas, que absorve a fumaça e o odor produzidos na queima de combustíveis na preparação de alimentos.

No projeto de articulação das Rotas Estratégicas, o Observatório do Senai se propõe a aproximar iniciativas inovadoras em prol da construção de futuro da indústria paranaense. "A ideia é reunir representantes da indústria, pesquisa, governo, agentes de fomento e sociedade em geral para o desenvolvimento de projetos de interesse comum", explica Marilia de Souza, gerente dos Observatórios Sesi, Senai e IEL. Leia mais aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.