Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Congresso de Bioenergia23/08/2011

Novas tecnologias e tendências em bioenergia em destaque

Congresso Internacional de Bioenergia reuniu profissionais do Brasil e do mundo para discutir os desafios e as oportunidades para as energias renováveis

 

clique para ampliar clique para ampliarJorge Samek, da Itaipu, foi um dos palestrantes (Foto: Rogério Theodorovy)

Curitiba sediou de terça a sexta-feira da última semana (16 a 19), o VI Congresso Internacional de Bioenergia. Promovido pela Fiep, Senai Paraná e a Remade, sob a coordenação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Congresso reuniu empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do Brasil e do mundo para discutir os desafios e as oportunidades para as energias renováveis, o uso da biomassa para geração de energia, a situação energética global em termos de consumo e produção, mercado e tendências no uso de biocombustíveis, as pesquisa e desenvolvimento do setor sucroalcooleiro brasileiro para a produção de etanol.

Maurício Muller, do Lactec, fez a primeira palestra do evento. Ele falou como o recurso hídrico é ainda a melhor alternativa para a geração de energia elétrica e o Brasil. Já a coordenadora da área de Energia da Biomassa do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP - Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa), Suani Teixeira Coelho, apresentou os dados da situação energética brasileira e destacou que o Brasil precisa equilibrar a produção, demanda e consumo de combustíveis alternativos.

O diretor regional brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, apresentou os investimentos do PAC 1 e PAC 2 na área da energia.

Marlon Arraes Jardim Leal, do Ministério de Minas e Energia, apontou medidas para melhorar a produção e beneficiamento da cana. Já o presidente da Compagás, Luciano Pizzatto, disse que a infraestrutura dificulta o uso do gás natural no Paraná.

Confira as fotos do evento aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.